A cascata que se parece com um véu de noiva

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

A cascata que se parece com um véu de noiva

Nos confins da Linha Cachoeira Baixa, interior de Venâncio Aires, uma queda de água com cerca de 30 metros de altura chama atenção dos amantes do ecoturismo. A Cascata Véu de Noiva ganhou esse nome pela água branca que corre nas pedras e se assemelham a peça do vestido usado em casamentos.

O destino se tornou popular em 2021 quando o governo municipal anunciou a apropriação da área de 14,5 hectares com intuito de transformá-la num grande parque ambiental. Devido às cheias e outras intempéries climáticas, o projeto não avançou.

Mesmo assim, a cascata é ponto interessante a ser visitado. O caminho até lá, feito na maior parte por estrada de chão, já apresenta inúmeros cenários naturais e casarões antigos de beleza nostálgica. Há placas no caminho guiando até a cascata que também possui localização no GoogleMaps.

Água branca cai sobre a rocha e se assemelha ao véu de uma noiva, dando assim o nome a cascata

O visitante pode acessar o topo da queda de água em uma caminhada rápida na mata. O caminho até os pés da cachoeira exige maior cuidado. Passa por taquarais, num trecho bem íngreme e por baixo de uma pequena formação rochosa.

O esforço vale a pena, pois o poço formado pela cascata tem águas cristalinas. O banho é permitido com muito cuidado e responsabilidade. Cenário que rende belas fotografias. Não há custo para aproveitar o destino, apenas a obrigação de jamais deixar o lixo no local.

Prédios antigos e belas paisagens chamam atenção no caminho até o Véu de Noiva

365 vezes no Vale e Sicredi estão “Juntos pelo Turismo Regional”

O Sicredi Região dos Vales é o novo patrocinador do 365 vezes no vale. Com a parceria oficializa em fevereiro, passamos a compartilhar as ações da cooperativa de crédito reconhecida por auxiliar no desenvolvimento turístico do Vale.

Um dos projetos já executados pelo Sicredi é o Juntos pelo Turismo Regional. Desde 2022, mais de 50 empreendimentos da região contaram com linhas de créditos para dar o pontapé inicial, melhorar ou ampliar as atividades.

Projetos Juntos pelo Turismo Regional do Sicredi já beneficiou mais de 50 empreendimentos desde 2022

O Juntos pelo Turismo Regional também forneceu materiais de ambientação como ombrelones e almofadas personalizadas, valorizando e tornando os espaços ainda mais convidativos.

Nos próximos meses, o 365 vezes no vale apresentará os destinos já contemplados pelo projeto e outros que irão integrá-lo. Uma forma de auxiliar na divulgação das ações do Sicredi e também dar visibilidade aos pontos turísticos.

Estimular o turismo é gerar fonte de renda limpa e novos empregos na região. Além do ganho óbvio na economia, o desenvolvimento turístico favorece a qualidade de vida e a autoestima local de quem já vive aqui.

Ao lado do Sicredi, o 365 vezes no Vale está junto pelo turismo regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais