A segurança pública está recebendo novos investimentos, com destaque para a construção da Central de Polícia, a ampliação do monitoramento por câmeras e o fortalecimento da Guarda Municipal.
O titular da pasta, Paulo Locatelli, anunciou avanços na área, incluindo a criação de uma Central de Polícia que reunirá todas as delegacias da cidade. A obra, que será erguida na Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão, deve ser concluída em 18 meses e contará com a chegada do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Além disso, o município expandiu o monitoramento eletrônico, com quase 100 câmeras já instaladas e novas aquisições previstas para bairros ainda não contemplados. A cidade também investe no cercamento eletrônico e intensifica operações de segurança, com 176 ações realizadas até agora. “Essa tecnologia tem mostrado resultados positivos, ajudando a reduzir os índices de criminalidade”, afirmou Locatelli.
O secretário também destacou o papel das forças de segurança na cidade, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Susepe. “Essas corporações têm atuado de forma integrada na prevenção e no combate ao crime”, menciona. Locatelli também menciona que há planos para a construção de uma sede própria para a Guarda Municipal, possivelmente próxima ao Corpo de Bombeiros, e a realização de um concurso para ampliar o efetivo.
Outro ponto abordado foi a reavaliação da instalação de uma sirene de alerta no Parque dos Dick. O modelo será instalado em breve e passara por testes para ser aprimorada e garantir evacuações mais eficazes em casos de emergência. Uma empresa especializada está conduzindo estudos para otimizar o sistema, incluindo a medição da profundidade do rio.
Locatelli reforçou que a segurança pública em Lajeado está mais preparada, especialmente com o apoio dos grupos comunitários de defesa civil nos bairros. “Nosso compromisso é trabalhar ombro a ombro com a população, corrigindo falhas e fortalecendo a prevenção para garantir o bem-estar de todos”, concluiu.