Para se deslocar de casa até o trabalho, moradores do Jardim do Cedro e Santo Antônio relatam problemas no transporte público, em especial, a superlotação. Município e Expresso Azul, responsável pelas frotas, garantem monitormanto de pontos com maior movimento.
Uma moradora do bairro Jardim do Cedro, na divisa com o bairro Santo Antônio, utiliza o transporte público todos os dias para ir ao trabalho, que fica perto da rodoviária. Segundo ela, o horário das 7h, com saída do Santo Antônio, é o único que faz o trajeto que ela precisa sem se atrasar. Também é o horário de maior lotação nos ônibus. “As pessoas precisam chegar no horário, precisam desse transporte”, relata.
Ela sugere que outras linhas de ônibus que já circulam pela cidade passem pelo bairro também, ou que seja disponibilizado mais um veículo para o horário. “Além de tudo isso, ficam os idosos de pé, pessoas até para fora da roleta. É muito arriscado”. A moradora diz que a situação é vista todos os dias, independente da época do ano.
Dentro da legislação
Coordenador de trânsito do município, Vinícius Renner afirma que todos os veículos seguem a legislação permitida dentro dos transportes públicos. Segundo ele, são permitidos 40 passageiros sentados e 32 em pé, em média.
Renner diz que o município está atento para identificar casos de superlotação, mas afirma não ser possível aumentar a frota, pelo custo elevado, que impactaria também na passagem dos coletivos, hoje, a R$ 5,75.
“Nos horários de pico temos essa necessidade, mas nos demais, os ônibus ficam subutilizados. Quando nos é relatado alguma necessidade, colocamos algum veículo para auxiliar”, garante.
A Expresso Azul afirma estar monitorando um dos pontos no Santo Antônio e, se houver necessidade, fará uma readequação no cronograma dos veículos. A empresa ainda ressalta que podem haver alguns picos de movimentos em datas ou momentos específicos do ano.
Passagens
Em março deste ano, a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou a lei que autoriza a prefeitura a subsidiar com R$ 1,10 cada passagem de ônibus no transporte coletivo do município. O subsídio reduz o valor final que o usuário paga pela passagem.
Em razão do aumento do valor dos insumos utilizados para o cálculo da tarifa, o valor da passagem passou de R$ 6,56 para R$ 6,85 este ano. Entretanto, com o subsídio de R$ 1,10 a ser pago pelo município, o valor da passagem a ser pago pelo usuário final passou de R$ 5,50 para R$ 5,75.
O valor do subsídio é pago diretamente à empresa Expresso Azul, que tem a concessão do transporte público coletivo no município. Desde 2022, a administração municipal subsidia o valor da passagem do transporte público.