Fraporti vai exonerar secretários e recontratá-los em fevereiro

2025/2028

Fraporti vai exonerar secretários e recontratá-los em fevereiro

Prefeito de Relvado garantiu, durante entrevista, que os nomes serão mantidos para a próxima gestão, exceto do secretário da Agricultura, cargo ocupado atualmente pelo vice-prefeito

Fraporti vai exonerar secretários e recontratá-los em fevereiro
Foto: Diogo Fedrizzi
Relvado

O prefeito reeleito de Relvado, Carlos Fraporti, anunciou nesta quinta-feira, 12, durante entrevista ao programa Frente e Verso, que planeja exonerar todos os secretários municipais e renomeá-los em fevereiro de 2025. A única exceção será a Secretaria de Agricultura, atualmente comandada pelo vice-prefeito Beto, que passará a ter um novo gestor, cujo nome ainda não foi definido. A medida faz parte das estratégias para dar início a um novo ciclo na gestão municipal, focado na recuperação pós-enchentes e no planejamento de novas ações.

Relvado, com seus 2 mil habitantes, tem enfrentado grandes desafios após as fortes chuvas que atingiram a região e causaram prejuízos estimados em mais de R$ 31 milhões. O impacto das enchentes foi devastador, resultando em duas mortes e dezenas de casas destruídas. “Não imaginávamos passar por tudo isso, mas estamos dia após dia buscando mudar esse cenário de tragédia e trazer esperança para toda a comunidade”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Andressa Venço Giacobbo.

O município está empenhado na recuperação de sua infraestrutura, com obras essenciais para a normalização da cidade. A reconstrução de cinco pontes e pontilhões danificados pelas enchentes já está em andamento. A previsão é que a primeira ponte seja entregue em março de 2025. “Ainda vai levar algum tempo para concluir todas as demandas ocasionadas pelas enchentes”, explica o prefeito Fraporti.

Investimentos e projetos habitacionais

Dentre os projetos prioritários, Fraporti destaca a construção de 31 lotes para novas moradias. “A base para as casas já foi iniciada, e estamos aguardando a liberação do projeto de energia pela RGE. Empresas privadas liberarão 10 moradias, e o município também terá que construir algumas”, informa. Além disso, o governo federal aprovou a liberação de recursos para a construção de seis casas para as famílias afetadas pelas enchentes, que poderão adquirir terrenos e moradias por meio da Caixa Econômica.

Outra iniciativa importante é a construção de um Centro de Atividades para Idosos, que está sendo erguido na antiga sede da Secretaria de Obras. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2025. O município também está em fase de retomada do Caminho da Fé, com a conclusão do projeto prevista para maio de 2025.

Educação e saúde

Relvado também está recebendo investimentos significativos em educação e saúde. O prefeito Fraporti destaca o andamento de projetos emergenciais com o governo federal para a construção de duas novas escolas no município, uma para ensino fundamental e outra para educação infantil. As escolas serão localizadas na região alta da cidade, distante das áreas afetadas pelas enchentes. Além disso, a construção de um novo posto de saúde já possui projeto aprovado.

Entre as ações futuras, está a revitalização da Gruta de Relvado, um ponto turístico da cidade que atualmente se encontra interditado. “Esse é um projeto importante para resgatar o potencial turístico de Relvado e fomentar o turismo na cidade”, afirma.

Programação especial de Natal

Apesar dos desafios enfrentados, o município celebra o Natal com uma programação especial neste sábado, 14. O evento, que traz um espírito de celebração e agradecimento, ocorrerá na Rua Coberta, com opção de traslado para o ginásio de esportes em caso de chuva. A partir das 16h, crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, e o evento será marcado pela chegada do Papai Noel às 21h. A noite contará ainda com shows musicais, incluindo apresentações de Os Peraltas, Santanna, DJ Teta Rodrigues, DJ Fernando Cemin e banda Alma Nova. A entrada será gratuita.

“Esse evento é muito mais do que uma festa de Natal, é uma forma de comemorar tudo o que conseguimos superar e oferecer à nossa população um momento de distração e esperança para o próximo ano”, destaca Andressa.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais