Falta de candidatos acende alerta sobre direção escolar

ESCOLAS ESTADUAIS

Falta de candidatos acende alerta sobre direção escolar

Onze instituições não contam com chapa inscrita na região e escolha dos futuros gestores destes locais ficará a cargo da Seduc. Não haverá disputas no Vale. Eleição é na segunda-feira

Falta de candidatos acende alerta sobre direção escolar
Castelinho é uma das escolas que vai eleger nova diretoria para os próximos três anos. (Foto: Caetano Pretto)
Vale do Taquari

Alunos, responsáveis e professores elegem, na próxima segunda-feira, 16, diretores e vice-diretores de todas as escolas da rede estadual de ensino no RS. O pleito ocorre de forma eletrônica, por meio de um aplicativo digital desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). O mandato dos eleitos será pelos próximos três anos.

Na região, das 81 escolas estaduais na área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), onze não contam com chapas inscritas até o momento. Nestes casos, conforme a coordenadora regional, Greicy Weschenfelder, a escolha dos próximos gestores ficará a cargo da própria Seduc.

Além disso, não há disputa de chapas nas escolas estaduais do Vale. Ou seja, nestes locais, a campanha eleitoral será com candidatura única. Comissões eleitorais foram designadas nas escolas para organizar o pleito. A expectativa é que os resultados sejam divulgados na próxima quarta-feira, 18. Caso a votação tenha alcançado o quórum mínimo, não haverá segundo turno.

Conforme Greicy, que reassumiu a coordenadoria no começo deste mês, trata-se de uma importante etapa dentro do funcionamento das instituições de ensino. “É um dos instrumentos para assegurar a participação de toda a comunidade na construção de uma gestão democrática de ensino público”, assegura.

Homologação

As chapas vencedoras em primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro. Já a designação começará a contar a partir de 1° de janeiro. Os diretores e vice-diretores eleitos assumirão seus cargos para um mandato de três anos, com possibilidade de disputar a reeleição.

Depois, a partir da seleção que ocorrerá em 2027, os mandatos posteriores serão de quatro anos. Também não haverá mais necessidade de interstício, ou seja, os diretores e vice-diretores podem ser reconduzidos quantos vezes quiserem, desde que cumpram os requisitos.

Para concorrer às vagas de diretor e vice, os interessados passaram por uma série de etapas previstas no novo regulamento elaborado pela Seduc, que incluiu um curso preparatório para gestão escolar e uma prova de conhecimento específico.

Mobilização

Uma das maiores escolas estaduais do Vale, o Castelinho mobiliza a comunidade escolar para o pleito da próxima segunda-feira. A chapa única inscrita tem Evenize da Costa Pires como candidata à diretora. Ela já esteve à frente da instituição entre 2013 e 2018.

A motivação para retornar à direção vem da experiência adquirida tanto em sala de aula quanto na gestão. “Quis voltar à direção por incentivo dos alunos e funcionários, além do meu amor pela escola e pela comunidade. Quero retomar o protagonismo da instituição, que é tão importante para a história do Vale”, frisa.

Haverá uma urna disponível na sede da escola, das 7h30min às 21h30min, para facilitar a votação, que deve contar com no mínimo 30% de participação de pais e alunos e 50% de funcionários. O voto deve ser feito por um responsável por aluno, e os estudantes a partir dos 18 anos tem direito ao voto.

Escolas sem chapas inscritas:

  • EEEM Capitão
  • EEEM Colinas
  • EEEM Donato Caumo (Coqueiro Baixo)
  • EEEF Agostinho Costi (Encantado)
  • EEIEF Manoel Soares (Estrela)
  • EEEM Fazenda Vilanova
  • EEEM Forquetinha
  • EEEM Ana Neri (Marques de Souza)
  • EEEM Nova Bréscia
  • EEEB Padre Fernando (Roca Sales)
  • EEEF Antônio Porfírio Menezes (Taquari)

    Fonte: Seduc

Acompanhe
nossas
redes sociais