Ansiedade pelo novo secretariado

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Ansiedade pelo novo secretariado

A decisão do prefeito Jonas Calvi (PSDB) de deixar para depois da passagem do Papai Noel o anúncio do novo secretariado e das demais funções nos departamentos tem gerado ansiedade e expectativa entre os aliados. Dentro do MDB, a pressão por respostas e novidades é maior. A única certeza do partido, por enquanto, é que Baixinho Orsolin será o vice.

E por falar em Baixinho, após se recuperar de problemas de saúde que lhe afastaram da campanha política, tem sido cada vez mais frequente sua presença em atos e eventos do governo dentro e fora da Prefeitura. “Preciso pegar o ritmo”, me falou esses dias, ao lembrar que não convivia com a rotina do Centro Administrativo desde que deixou o gabinete em dezembro de 2008 após perder a reeleição para Paulo Costi. Atualmente, ele coordena a transição.

Monumento aos voluntários da enchente

O vereador Diego Pretto (PP) sugere a construção de um monumento em homenagem aos voluntários que ajudaram os moradores de Encantado atingidos pelas enchentes.

A inspiração vem de Porto Alegre, que recebeu recentemente duas esculturas. Uma das peças foi criada pelo artista goiano, Siron Franco, de 77 anos. A estrutura metálica instalada no Parque do Pontal tem 27 metros de comprimento e dois de altura, e reproduz 30 silhuetas de homens e mulheres de mãos dadas. A outra foi iniciativa da Federasul. Chamada de “Heróis Voluntários”, o material em aço foi desenvolvido pelo artista Ricardo Cardoso, de Nonoai, e será colocada na Usina do Gasômetro no próximo dia 11.

Para Encantado, a ideia de Pretto é organizar um concurso e distribuir R$ 10 mil de prêmio para o autor da obra escolhida. O dinheiro, ele garante, sairá do próprio bolso.

Despedidas na Amat

O município de Ilópolis sedia a última reunião de 2024 da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat). O encontro, que ainda não tem data definida, marca a despedida de nove gestores, entre eles, o anfitrião e atual presidente, Edmar Rovadoschi (foto).

Os demais são Amilton Fontana (Roca Sales), Tiago Grando (Dois Lajeados), Jocimar Valer (Coqueiro Baixo), Valdir Fabris (Guaporé), Jaime Borsatto (Arvorezinha), Paulo Lima (Putinga), Marcos José Scorsatto (Itapuca) e Geri Macagnan (São Valentim do Sul). Pelo estatuto da Amat, a assembleia-geral de eleição da próxima diretoria deve ocorrer em janeiro, pelo fato de ser o primeiro ano do novo mandato. Um dos nomes cotados para comandar a associação em 2025 é o prefeito de Nova Bréscia, Angelo Barbieri.

Silêncio sobre Corsan/Aegea intriga vereador

Ao repercutir as insistentes críticas do colega Diego Pretto (PP) ao serviço prestado pela Corsan/Aegea no município e à decisão do governo de assinar o contrato/aditivo com a empresa, o vereador Marino Deves disse estar “surpreso” com o silêncio de outros órgãos governamentais que, segundo ele, deveriam “ter a mesma veemência defesa dos usuários”, tais como Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública e Defesa do Consumidor. A indignação de Diego, segundo Deves, deveria “ecoar de maneira global no município”.

PDT perde mais um filiado

O ex-secretário de Habitação e Assistência Social de Encantado, Fabiano Müeller Lemos (foto), solicitou a desfiliação do PDT encantadense. Ele comunicou o presidente do partido, Everaldo Delazeri, no dia 27 de novembro.

Lemos segue como coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e, por enquanto, não definiu seu destino político-partidário. Nesse ano, o PDT perdeu outros nomes de expressão, entre eles, Rafael Fontana e Ricardo KiKorte.

 

Vereador de oposição dará posse aos
futuros colegas

Embora a próxima legislatura de Encantado tenha oito vereadores aliados ao prefeito Jonas Calvi (PSDB) caberá a um integrante da oposição dar posse aos futuros colegas parlamentares. E a missão será de Diego Pretto (PP) (foto).

A explicação está no Regimento Interno da Câmara. O artigo 8º determina que a presidência da abertura da sessão solene marcada para as 10h do dia 1º de janeiro de 2025 seja comandada pelo vereador que tenha exercido cargo na Mesa Diretora mais recentemente. Nesse caso, Pretto é o atual vice-presidente e foi reeleito para mais um mandato.

Após a posse dos vereadores, será escolhida a nova Mesa Diretora do Legislativo, cujo presidente será o responsável por empossar os representantes do Executivo. E sim, aqui, o primeiro aperto de mão estendido ao prefeito Calvi e ao vice Baixinho Orsolin (MDB) será de um parceiro tucano.

BASTIDORES

  • O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (MDB), já definiu seu futuro após encerrar os ito anos de mandato. Ele reassume as funções na empresa do ramo de máquinas e equipamentos para frigoríficos da qual é sócio-proprietário. E no primeiro semestre do próximo ano já tem programada viagem à China para prospectar novos negócios.
  • A cerimônia de diplomação dos eleitos na Comarca de Encantado está confirmada para o dia 18, às 19h, no Auditório Sicredi.

Eu pergunto:

Que história é essa que pressão arterial 12 por 8 não é mais considerada normal?
O assunto repercutiu na imprensa nos últimos dias, após o Congresso Europeu de Cardiologia, realizado em Londres.

Acompanhe
nossas
redes sociais