Não existe educação sem afeto. O Colégio Madre Bárbara compreende essa ideia há 127 anos, data da sua fundação e insere o conceito de acolher para educar ainda na Educação Infantil, para crianças de 0 meses a 6 anos.
Os pequenos que ingressam no colégio ainda nos primeiros meses de vida já se envolvem com a aprendizagem afetiva, aquela que potencializa as melhores vivências da infância. A diferenciada linha pedagógica da instituição para crianças que ainda não vivem a sala de aula de maneira formal, ou seja, na primeira série, se baseia nos pilares: educar, cuidar e brincar.
Enquanto eles são cuidados e estão brincando, estão aprendendo. Esta formatação exigiu muito preparo dos monitores e professores, responsáveis pelo desenvolvimento das crianças. A coordenadora pedagógica Vanessa Ely, explica a importância dos estudos sobre a infância, focados no desenvolvimento infantil, na escuta e no olhar sensível. “A criança é o centro de nosso trabalho. A escola promove o respeito à infância, e para isso, os professores e monitores precisam ser muito bem qualificados”, informa.
Se, na vida adulta os professores estudam muito para compreender os aspectos sutis da infância, os bebês e alunos jovens do Madre Bárbara aprendem a lição fundamental: ser feliz dentro de espaços bem estruturados para eles.
O nível de felicidade está estreitamente relacionado ao afeto, à capacidade de brincar com outras crianças e de expressar sentimentos. As crianças apreciam o saber e sabor da música ainda nos meses iniciais e estimulam a imaginação nas contações de histórias. “A criança é estimulada desde os primeiros meses, e nossos espaços incentivam seu desenvolvimento com segurança.” explica a coordenadora de etapa, Daiele Führ.
Ateliê de ideias
Daiele Führ coordena esta importante etapa da educação básica, porque cada momento é importante e não deve ser acelerado, mas sim acompanhado com qualidade e conhecimento. É por isso que o aprender se torna leve e fluido, sem cobranças que gerem tensionamento infantil. “O ato de brincar é a principal linguagem de aprendizagem das crianças”, garante Vanessa Ely.
Uma das estruturas mais poderosas para o desenvolvimento infantil é o “Ateliê”, espaço preparado para que os pequenos possam soltar a imaginação, vivenciar brincadeiras de “faz de conta”, desenhar e mexer com linhas e brinquedos “não estruturados”. Novelos de lãs e caixas de papelão podem representar um mundo a ser descoberto, mais interessante do que um caminhão ou uma boneca estereotipada. No ateliê, explorar a argila faz parte do aprender. “Os professores especializados em música e educação física estimulam adequadamente o desenvolvimento dentro dessas áreas, mas os monitores também auxiliam nestes aspectos”, frisa Daiane Führ.
Uma década de envolvimento
A Educação Infantil do Colégio Madre Bárbara completará dez anos em 2025. Significa que oficialmente, a instituição começou a trabalhar com bebês em 2015. Mas a expertise veio antes, tendo em vista os 127 anos da instituição.
Hoje, 336 crianças aprendem, crescem, criam e experienciam dentro das 15 salas destinadas ao processo infantil. No total, são 29 turmas.
No ano que vem, em torno de 80 crianças devem ingressar no primeiro ano e assim, abrirá espaço para novas vagas. Trabalhar com a infância é cultivar o eterno ciclo que conecta o brincar, o criar e o aprender.
“Nós enxergamos as crianças como seres potentes, com uma autonomia que cresce sob o acompanhamento responsável de professores capacitados”, destaca Vanessa Ely. Quando a infância é bem cuidada, as chances de uma vida adulta plena se multiplicam.
Estrutura da Educação Infantil no Colégio Madre Bárbara
Equipe:70 professoras e monitoras
Alunos: 336 crianças de 0 a 6 anos
Ambientes planejados:
15 salas de aula planejadas para o desenvolvimento pleno e integral
Ateliê, projetado para estimular o desenvolvimento criativo.
Pátios amplos que incentivas a liberdade e a exploração.
Ginásio para estimular atividades esportivas
Biblioteca para despertar o gosto pela leitura.
Proposta educativa do colégio para crianças de 0 a 6 anos
O colégio acredita que a primeira infância é uma etapa essencial para a construção de uma base humana e habilidades que acompanharão as crianças ao longo da vida. Em razão disso, combina abordagem que contempla estímulos pedagógicos, afeto e ambiente seguro, que se transformam em valores que são seguidos pela instituição.
– Desenvolvimento da identidade e autonomia
– Incentivo à criatividade
– Aprendizagem em diferentes linguagens
– Cuidar, conviver e oferecer afeto
– Espaços Lúdicos e criativos
– Flexibilidade de horários aos pais