Há 20 anos, Parque dos Dick era inaugurado em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Parque dos Dick era inaugurado em Lajeado

A maior área de lazer de Lajeado, o Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro da cidade, era oficialmente inaugurado pelo município. O momento foi celebrado junto à programação do Festbairro, que levava festas para as comunidades dos bairros de Lajeado a cada mês.

O Cedelinho era uma das atrações, ao custo de R$ 1,00, além do show com Os Serranos, banda Feitoria e campeonato de minifutebol. Mais de cinco mil pessoas prestigiaram o momento, de acordo com a Brigada Militar. O governo municipal falava em 20 mil participantes.

As obras do Parque dos Dick foram iniciadas pela prefeitura em 1998. Antes disso, o espaço era uma área alagadiça e depósito de entulhos, de maneira irregular.

Na foto, a recém eleita prefeita Carmen Regina Cardoso, o então prefeito Cláudio Schumacher e o filho de Theobaldo Dick, Tuiskon Dick

Quem foi Theobaldo Dick?

O parque recebeu o nome em homenagem ao professor, músico, funcionário público e bancário Theobaldo Dick. Nascido em 1902, em Linha Geraldo, município de Estrela, na juventude, estudou no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado. Por sua dedicação em sala de aula, foi designado diretor e professor da Escola Evangélica de São Bento aos 17 anos.

Theobaldo Dick

Dick também era músico e, nos anos 1920, tocava violino nas sessões de cinema que, na época, era mudo. Em 1927, assumiu a diretoria do Ceat, cargo em que ficou até 1950, e foi responsável por dar o nome de Alberto Torres à escola. O professor também foi secretário municipal de Administração na gestão de Bruno Born, além de gerente da Caixa Econômica Estadual.

Ele casou com Vanda Augusta Hexsel em 1926 e teve dois filhos: Dr. Tuiskon Dick, antigo reitor da Ufrgs, e Dra Gudrun Dick Algoewer, médica, residente na Alemanha. Theobaldo Dick faleceu em 1980, em Lajeado.

 

Há 50 anos…
Homenagem póstuma a Abrão Craidy

A Câmara Júnior de Lajeado (JCI) fazia uma homenagem a Abrão Aiub Craidy, empresário comercial de Lajeado, que tinha falecido no mês de novembro de 1974, aos 86 anos. Craidy era natural do Líbano, nascido em 1888, imigrou para o Brasil em 1904 e desembarcou no Rio de Janeiro.

Trabalhou no comércio ambulante até 1909, quando abriu um estabelecimento em Vila Fão, na época, distrito de Lajeado. Craidy administrou um armazém de secos e molhados até 1924, quando se mudou para Porto Alegre.

Mas pouco tempo depois, em 1927, já voltou a Lajeado, onde continuou no ramo dos secos e molhados. Dessa vez, no entanto, abriu o negócio na Júlio de Castilhos, no antigo prédio da Pinto Muller, e depois se transferiu para a rua Silva Jardim, na esquina com a João Abott, onde o armazém funcionou até 1956, quando Craidy se aposentou.

Do casamento com Maria Craidy, também libanesa, nasceram os filhos Felippe e Matilde Craidy, depois, o sobrenome da família foi registrado como Craide. Na foto, o filho de Felippe, Ivan Craide, empossava o avô Abrão como conselheiro da Câmara Júnior.

Sábado é

  • Dia do Evangélico
  • Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas
  • Dia da Amizade Argentino-Brasileira
  • Dia do Estatuto da Terra
  • Dia do Teólogo

Santo do dia 30: Santo André

Domingo é

  • Dia Internacional da Luta contra a Aids
  • Dia do Numismata

Santo do dia 1º: Santo Elígio

Acompanhe
nossas
redes sociais