Quatro cidades do Vale do Taquari farão parte do teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil gaúcha. A demonstração será realizada neste sábado, 30, às 15h05, quando moradores e visitantes dos municípios receberão um alerta sonoro e mensagem na tela do celular. No total, 36 cidades de todo o Rio Grande do Sul farão parte do teste.
A ferramenta, criada em parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel, emite alertas utilizando a rede de sinal de telefonia celular, cell broadcast, e será empregada em casos de desastres extremos e severos. Lançado em agosto, o sistema faz parte do programa de Defesa Civil Alerta.
A plataforma usa as redes 4G e 5G para emitir mensagens gratuitas e sonoras. Na primeira fase, a tecnologia foi testada em aparelhos dentro das áreas dos municípios de Muçum e Roca Sales. A partir do dia 4 de dezembro, o sistema entrará em uso em todo o estado.
Ministro interino da Integração Nacional, Valder Ribeiro, afirma que o modelo tem se mostrado apto a ser usado em todo o país. “O sistema avisa mesmo que o celular esteja em uso. É uma camada extra de segurança para salvar vidas em situações de risco iminente”.
De acordo com a superintendente da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, embora seja uma operação moderna, inspirada em países como Estados Unidos e Japão, o sistema não substitui os métodos tradicionais, como sirenes, carros de som e rádios. “Isso garante que a população seja alertada mesmo em casos de indisponibilidade da rede celular.”
Em cima disso, o Defesa Civil Alerta será usado para eventos súbitos, como enchentes repentinas, deslizamentos de terras ou rompimento de barragens. Desenvolvido em parceria do governo federal, Anatel e operadoras de telefonia celular, o sistema oferece uma nova camada de proteção à população. As mensagens enviadas interrompem qualquer atividade em uso no aparelho, como chamadas, aplicativos ou reprodução de vídeos, garantindo que o alerta receba atenção imediata.
Sobre o alerta
Durante o exercício, os telefones vão vibrar e emitir um sinal sonoro de um bipe contínuo com duração de cerca de 10 segundos. Segundo a Defesa Civil, a mensagem de texto do alerta vai se sobrepor ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só conseguirá continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem abaixo:
Defesa Civil
DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de Emergencia no RIO GRANDE DO SUL. mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA (a mensagem é neste formato em decorrência do número limitado de carácteres).
O alerta será recebido mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso, ou sem créditos.
Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Lindomar de Freitas, explica que a equipe da Anatel chega ao município no início da tarde. Após a reunião na prefeitura, o grupo se desloca ao Parque Princesa do Vale e à Arena Bruxel, locais que devem estar com aglomeração de pessoas. “O teste ocorre com presença da Anatel e da operadora Vivo. Com grande quantidade de pessoas, será possível avaliar a chegada do alerta nos dispositivos”, diz.
Freitas ressalta que o sistema Defesa Civil Alerta deve enviar notificações somente em casos extremos. “É importante que a população saiba como vai funcionar. Em caso de cheias menores, faixa dos 20 metros, a tecnologia não é utilizada. O Estado enviará alerta em casos de eventos climáticos severos”, afirma o coordenador.