Xaropinho FC firma parceria com a Chapecoense

SOLIDARIEDADE

Xaropinho FC firma parceria com a Chapecoense

Projeto social de Estrela será um núcleo do time catarinense. Contrato foi firmado em encontro no começo de outubro

Xaropinho FC firma parceria com a Chapecoense
Atividades ocorrem na quadra da AMBI, no Bairro das Indústrias, em Estrela (Crédito: divulgação).
Estrela

Após enfrentar os impactos da enchente de maio, o projeto social Xaropinho FC, coordenado por Josemar Martins da Silva, entrará em uma nova fase no fim de novembro. Uma parceria com a Chapecoense foi firmada no começo de outubro e atenderá centenas de crianças em Estrela.

Segundo o coordenador a parceria surgiu por acaso. Em maio, logo após a cheia, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias não queria investir na recuperação do local, mas, movido pela determinação de continuar com um ambiente seguro para as crianças, Silva mobilizou um mutirão com pais e voluntários para limpar o local e retomar as atividades. “Se o projeto não voltasse, ele morreria. Muitos alunos foram atingidos pela enchente, e eu sabia que não poderia deixar isso acontecer, precisava ajudar a comunidade”, relembra emocionado.

O campo de treinos também sofreu danos severos, mas há planos para começar sua recuperação nas próximas semanas, enquanto isso os alunos treinam temporariamente em outro espaço cedido pela Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume). “Estamos atrás de patrocínios e ajuda para reestruturar o campo”, comenta o coordenador.

Durante o trabalho de limpeza e organização do ginásio, o coordenador foi abordado por um cirurgião dentista que se interessou pela história e apresentou o projeto para um parceiro da Chapecoense, que intermediou o contato direto com o presidente da instituição. A partir dessa conversa, surgiu a ideia de transformar o Xaropinho FC em um polo da Chapecoense no Vale do Taquari.

Silva cita que a Chapecoense doou 130 uniformes novos, e no dia 30 de novembro, uma delegação do clube virá até Estrela para disputar amistosos com as categorias sub-11 e sub-13 na Arena Bruxel. Além disso, a parceria abre portas para os alunos do projeto participar de testes no clube catarinense, com a possibilidade de seguir uma carreira profissional no futebol.

Mesmo com essa nova fase, o projeto ainda enfrenta desafios. Sem patrocinadores fixos, a manutenção das atividades depende das contribuições simbólicas dos pais e dos voluntários. “Temos seis voluntários, mas apenas um deles é formado. Precisamos de mais apoio para contratar profissionais que possam trabalhar com os alunos e desenvolver todo o potencial que eles têm”, destaca Josemar.

Com essa parceria, o Projeto Inspiração , como será chamado o novo polo social da Chapecoense no Vale do Taquari, terá portas abertas ao longo do ano para testes de jovens atletas. “Nosso sonho é ver algum dos nossos alunos se tornarem profissionais. Isso será uma vitória não apenas para ele, mas para todos nós”, ressalta Josemar.

Conheça o Xaropinho FC

Iniciado em outubro de 2010, no Loteamento Marmitt, em Estrela, o projeto social Xaropinho FC, coordenado por Josemar Martins da Silva, nasceu com a intenção de formar uma equipe para disputar o torneio Interbairros. Hoje, o projeto se transformou em uma grande iniciativa de inclusão social, com mais de 130 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 13 anos.

Silva destaca que o início foi com cinco/seis alunos com o intuito de brincar e tirar as crianças da rua. “Percebi que o projeto também poderia ajudar a afastar as crianças da drogadição e das ruas, algo que era muito forte no local na época”, relembra.

A iniciativa, que começou focada apenas no Marmitt, logo se expandiu para outros bairros de Estrela, como Moinhos, Oriental e Indústrias, crescendo gradualmente com a dedicação do coordenador e dos voluntários.

Hoje, o projeto conta com seis voluntários e é totalmente sem fins lucrativos. A única ajuda financeira vem de contribuições simbólicas feitas pelos pais dos alunos, destinadas à manutenção do ginásio e à compra de materiais esportivos. “Estamos no ginásio do Bairro das Indústrias, onde conseguimos um espaço mais adequado para as atividades”, destaca. As atividades ocorrem de segunda a sexta com treinos divididos por categorias de idade.

Acompanhe
nossas
redes sociais