O que esperar do esporte em 2025?

Opinião

Rodrigo Rother

Rodrigo Rother

Professor na UNIVATES e no CEAT - @rodrigorother

Colunista Esportivo

O que esperar do esporte em 2025?

O conflito entre a expectativa, a realidade e a esperança

Estamos em novembro de 2024, ainda correndo atrás dos prejuízos da terrível enchente do primeiro semestre. Se toda a sociedade sofreu muito, imagine o esporte, que sempre é uma área relegada ao segundo (ou ao terceiro) plano.

Muito do que não aconteceu de atividades e eventos naquele período, foi transferido para o segundo semestre e as atividades estão ocorrendo a pleno, dando a entender que 2024 seguirá corrido até os seus últimos dias. Me pergunto se ainda é cedo ou se já podemos olhar para 2025. Estou em dúvida.

É claro que todos temos expectativas para o próximo ano. Expectativa é a situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento. São os nossos planos, o que queremos realizar. Embora se criem expectativas, a realidade nem sempre está de acordo. A realidade é o fato, é o cenário real. E nossa realidade atual é um cenário de reconstrução, de recuperação de tempo perdido, antecipação de investimentos que seriam feitos no futuro para reconstrução de tudo que foi perdido em 2024, esvaziamento do que foi economizado ao longo dos anos para conseguir fazer a vida ter continuidade.

Se pensarmos em expectativas e realidade no esporte, eu não teria como ser otimista para o ano de 2025. Já temos notícias na nossa região nesse fim de ano que indicam um possível encerramento do futsal profissional, de clube tradicional de futebol fazendo rifa para manter sua estrutura… esses não são bons sinais.

Mas, se expectativa são os planos, a esperança é sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. É a confiança em coisas boas, é a fé. A esperança é o combustível que pode nos mover para transformar o pessimismo em otimismo, a não se entregar à adversidade, a superar os obstáculos que a realidade impõe à expectativa.

Desejo a todos os leitores um 2025 com muita, mas muita esperança. Que seja um ano lindo e que possamos superar todas as nossas expectativas com muito esforço, empatia e colaboração mútua!

P.S.: Agora vamos terminar 2024, porque ainda tem muita água pra rolar nesta reta final de ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais