Há menos de um mês para o final do mandato, os vereadores de Lajeado entregaram distinções para sete personalidades com atuação destacada no município em diferentes áreas. A sessão solene ocorreu nesta terça-feira, 26, no plenário da câmara.
Seis personalidades foram reconhecidas como cidadãos lajeadenses beneméritos: Nestor José Heineck, Ney José Lazzari, João Batista Gravina, Ernany Vicente Bender Junior, Adilvo Battisti e Roberto Luchese. O promotor público, Sérgio Diefenbach, recebe o título de cidadão lajeadense. Os projetos foram propostos de forma individual ou coletiva por vereadores e aprovados ao longo do ano. O evento para entrega das homenagens ocorre somente agora em função do processo eleitoral e das dificuldades em relação à enchente de maio.
De acordo com o presidente da câmara, Lorival Silveira, é papel do Legislativo homenagear pessoas importantes para o desenvolvimento de Lajeado. “Não podemos esquecer o que passou, com enchente e pandemia, mas é preciso virar esta chave e estes reconhecimentos servem para incentivar a comunidade se dedicar as pessoas e causas coletivas”, especifica.
Entre os reconhecidos está o diretor da Lyall Construrora, Roberto Luchese. O empresário foi indicado pela liderança na força-tarefa para reconectar o Vale do Taquari com a “Ponte da Reconstrução, entre Lajeado e Arroio do Meio, após o acesso ser destruído na enchente de maio. “É motivo de orgulho, mas principalmente reflete o resultado das pessoas que estão ao nosso redor, essas cerca de 500 pessoas que participaram da construção da ponte de ferro e em tudo que se busca para a comunidade. O Roberto sozinho não conseguiria fazer, é uma homenagem para todo mundo”, analisa.
Natural de Jaguari, o promotor Diefenbach atua no Ministério Público de Lajeado há 17 anos e fomenta o programa Pacto Lajeado pela Paz. “É um aumento de responsabilidade, pois a partir disso a comunidade deposita uma esperança de continuar contribuindo por uma sociedade mais equilibrada”, explica.
ADILVO BATTISTI
Aos 64 anos, atua como professor de educação física no Centro Esportivo Municipal. Desde 1991 atua no Campeonato Piá de Futsal e organiza equipes do município que participam de competições regional e estaduais. Foi servidor estadual por 26 anos. Em 2016 foi designado pelo Comitê Olímpico Brasileiro como condutor oficial da Tocha Olímpica na passagem pelo município de Lajeado
ERNANY VICENTE BENDER JUNIOR
Com 74 anos, Doutor Bender, como é conhecido, presidiu o Hospital Bruno Born (HBB) por 16 anos. Neste período, coordenou o processo de expansão da unidade de saúde com a instalação dos centros obstétrico e oncológico, além do pronto-socorro 24h. Acumula 48 anos de atuação médica no HBB e no seu consultório, no Centro.
JOÃO BATISTA GRAVINA
Com 69 anos, construiu carreira como engenheiro civil, arquiteto, especialista em Marketing e Administração. Foi diretor da Gravina Planejamento e Construções Ltda e Gravina Participações Ltda. Integrou a diretoria do HBB por 20 anos. Destes, oito como presidente. Neste período inaugurou a UTI pediátrica, correio pneumático, internação premium e tomografia e Ressonância. Atualmente integra o conselho fiscal da direção do HBB.
NESTOR JOSÉ HEINECK
Aos 88 anos, integra o conselho da Docile Alimentos Ltda, administrada pelos seus três filhos. A empresa foi criada pelo seu pai e desenvolvida por Heineck em conjunto com o irmão. Integrou e apoiou diversas entidades empresariais de Lajeado. Também foi jogador de futebol no Clube Esportivo Lajeadense e ajudou a equipe a sagrar-se campeã estadual em 1959. Recebeu prêmio pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) por completar 10 anos de carreira sem ser expulso.
NEY JOSÉ LAZZARI
Com 63 anos, foi reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates) por 24 anos. Liderou o processo de crescimento do campus, com a construção de novos prédios, o complexo esportivo e o centro cultural. Na parte pedagógica, participou da criação de formações, pós-graduações e mestrado. Também foi presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari nos períodos de 1992 a 1995 e de 2001 a 2013.
ROBERTO LUCCHESE
Aos 39 anos, o sócio-diretor da Lyall Construtora foi o líder do movimento para reconectar Lajeado e Arroio do Meio com a “Ponte da Reconstrução”, construída após a enchente de maio. Em uma década de atuação no ramo da construção em Lajeado com a Lyall, Lucchese e o irmão coordenam a construtora responsável pelo maior prédio do Rio Grande do Sul, no bairro São Cristóvão. O empresário também é um dos incentivadores de obras estruturais para o desenvolvimento do Vale do Taquari.
SERGIO DA FONSECA DIEFENBACH
Com 54 anos, o promotor de justiça é natural de Jaguari. Atua no Ministério Público de Lajeado há 17 anos. Atualmente comanda a promotoria especializada de Lajeado, com atribuições nas áreas da Infância e Juventude, Meio Ambiente, Saúde Pública, Consumidor e Ordem Urbanística. Há dois anos é também Promotor Regional Ambiental da Bacia dos Rios Taquari- Antas. É um dos fomentadores do Pacto Lajeado pela Paz.