“Encontrei no ciclismo uma forma de largar o cigarro”

ABRE ASPAS

“Encontrei no ciclismo uma forma de largar o cigarro”

Foi no ciclismo que o motorista Jerri Assis, 34, de Lajeado, encontrou uma forma de vencer o vício do tabaco. A prática do esporte trouxe novos desafios à sua vida. Há um ano ele participa de diversos eventos na região

“Encontrei no ciclismo uma forma de largar o cigarro”
Foto: Gabriel Santos

Como o ciclismo entrou na sua vida e por que você decidiu começar a pedalar?

Eu estava buscando uma forma de mudar de vida, principalmente por conta do cigarro. Fumei por 15 anos e sabia que precisava largar. Decidi começar a praticar o ciclismo porque precisava de algo para ocupar a mente e o corpo. Foi algo desafiador. Fui lá, comprei uma bicicleta e comecei a pedalar. No começo, eu ia sozinho mesmo, sem muitas expectativas, mas logo percebi que estava ficando cada vez mais envolvido com o esporte.

O ciclismo te ajudou a parar de fumar? Como foi esse processo?

Sem dúvida, o ciclismo foi uma das melhores escolhas que fiz para largar o cigarro. A princípio, eu sentia que o esforço físico estava me ajudando a me distrair da vontade de fumar. Pedalar me fez focar em algo mais positivo e foi muito importante para controlar a ansiedade que o vício traz.

Quais os tipos de pedal que você gosta de fazer? Tem alguma preferência por percurso ou estilo de ciclismo?

Eu gosto muito de pedalar na modalidade Speed, no asfalto, e geralmente faço percursos de 30 quilômetros. A sensação de liberdade e o desafio da velocidade são muito gratificantes. Participo juntos com amigos e outros grupos aqui da região. Cada encontro e cada pedalada são uma oportunidade de superar meus próprios limites.

Você pratica ciclismo sozinho ou participa de grupos?

No começo, eu pedalei mais sozinho, mas agora, de vez em quando, participo de grupos. Gosto da motivação e da troca de experiências que o grupo proporciona. Hoje muitas pessoas praticam o esporte, isso incentiva cada vez mais pessoas. Acho que a combinação das duas coisas é o que me atrai no ciclismo.

Você acredita que o ciclismo pode ser uma alternativa para outras pessoas que têm o desejo de parar de fumar?

Com certeza. Para quem está tentando largar o cigarro, o ciclismo pode ser uma excelente alternativa. Ele não só ajuda a distrair a mente, mas também melhora a saúde e a disposição de forma geral. Claro que é preciso disciplina e persistência, mas é uma ótima maneira de ocupar o tempo e transformar um hábito ruim em algo positivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais