Reunião discute ampliação da Defesa Civil e Planos Diretores no Vale

comitê estratégico

Reunião discute ampliação da Defesa Civil e Planos Diretores no Vale

Ministério Público aguarda término dos estudos da Univates para agendar audiência pública para tratar formas de mitigar devastação das enchentes nas áreas urbanas

Reunião discute ampliação da Defesa Civil e Planos Diretores no Vale
Foto: divulgação
Vale do Taquari

Em reunião nesta manhã, integrantes do comitê estratégico multissetorial do Vale do Taquari debateram sobre os encaminhamentos para garantir mais segurança e resiliência frente aos episódios climáticos extremos.

O encontro foi na Univates, com integrantes do Ministério Público, prefeitos eleitos de Arroio do Meio, Colinas, Estrela e Lajeado, Conselho de Desenvolvimento Regional (Codevat), Fórum das Bacias Hidrográficas e da Defesa Civil Regional.

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, destaca os avanços e desafios enfrentados pela pela região. Na avaliação dele, os gestores públicos precisam considerar estratégias regionalizadas para enfrentamento das inundações.

“Essa é a forma que acreditamos ser a mais assertiva, para aumentarmos a qualidade e a eficácia das iniciativas, seja nos planos de contingência, nos projetos de contenção ou nos investimentos.”

Defesa Civil regional

O coordenador regional da Defesa Civil, coronel Claiton Marmitt, detalhou os encaminhamentos do governo do RS. O Piratini afirma que a primeira central regional da DC será no Vale do Taquari.

O projeto está em análise, em especial quanto à área onde será feito o investimento. A previsão é que entre em funcionamento na metade de 2025. A central tem como propósito fortalecer o conhecimento e as estratégias de prevenção, monitoramento e socorro durante episódios extremos.

A instalação foi incluída entre os projetos estruturantes dentro do Plano Rio Grande, idealizado para adaptação e resiliência climática. Dentro das metas, estão a coordenação, planejamento e execução de medidas para mitigar consequências econômicas, sociais e ambientais.

Dois sistemas serviram de referência para a estratégia gaúcha: do Espírito Santo e de Santa Catarina. Hoje, a Defesa Civil do RS tem 40 servidores. Em Santa Catarina, são 240.

Planos Diretores

Novos encontros serão agendados com todos os prefeitos eleitos e reeleitos para dar continuidade às discussões. No dia 2 de dezembro, o Estado e a Univates entregam os resultados dos estudos dos planos diretores. No dia 9 de dezembro, o Ministério Público pretende marcar uma audiência para detalhar as expectativas e necessidades de criação ou revisão dos planos diretores de cada município.

Acompanhe
nossas
redes sociais