O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), começou nesta segunda-feira, 11, a remoção dos entulhos deixados pela enchente de setembro de 2023, depositados no Parque João Batista Marchese. Além de Encantado, o município de Muçum também recebe os trabalhos.
Ao todo, 9 mil toneladas de materiais serão recolhidas pela empresa CRVR e destinadas a um depósito em Minas do Leão, garantindo o correto descarte dos resíduos e prevenindo possíveis impactos ambientais. O trabalho será responsável pela remoção total dos entulhos gerados pelo desastre de setembro. Anteriormente, a Sema já havia realizado a remoção de 6,7 mil toneladas.
Além dos entulhos de setembro, o governo estadual acompanha a destinação de 7 mil toneladas de resíduos gerados pela enchente do final de abril e início de maio de 2024, que serão levados a um depósito licenciado na Linha Santa Terezinha.
Conforme a administração municipal, a iniciativa é fundamental para a recuperação das áreas afetadas. Além disso, respeita o manejo adequado de resíduos.