Está em andamento no Bairro São Gabriel, ao lado da sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Cruzeiro do Sul, o preparo da área que receberá unidades habitacionais para famílias que perderam suas residências durante a enchente catastrófica de maio deste ano. O serviço de terraplenagem e abertura de ruas iniciou no dia 23 de outubro.
A área que está sendo preparada, tem 3,75 hectares e já pertencia ao governo do Rio Grande do Sul. Em 2022 o Estado passou a cessão de uso ao município pelo período de 25 anos. Contudo, agora, com a situação de calamidade e a necessidade de áreas para a instalar unidades habitacionais, o terreno voltou ao poder do Estado por meio de afetação, encerrando a cessão de uso.
O local receberá 97 casas permanentes, as quais foram doadas ao estado e destinadas a Cruzeiro pelo Grupo Innova Steel, do estado de São Paulo. Os imóveis da Innova possuem 36 metros quadrados no estilo “steel frame”, (estrutura metálica), com dois quartos, sala e cozinha integrados e banheiro.
Após o lote ser devidamente preparado, o que ainda não tem uma data definitiva, as casas devem ser entregues num período de até 120 dias.