Neste sábado, 26, a prefeitura de Lajeado deu continuidade à 4ª edição da Semana Lixo Zero com uma caminhada ecológica, reforçando o tema da redução, reutilização e reciclagem de resíduos. A atividade, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), teve como objetivo conscientizar a população sobre a correta destinação dos resíduos secos e orgânicos.
A presidente do Conselho de Meio Ambiente de Lajeado, Karen Fink, destacou a importância da conscientização contínua sobre o descarte de resíduos. “A Semana do Lixo Zero é muito importante, pois nos lembra que essa responsabilidade não é só desta semana, mas de todos os dias. Passamos por cheias que causaram danos ao meio ambiente e às pessoas. A maneira como destinamos nossos resíduos e consumimos faz parte dessa conscientização para evitar ou minimizar eventos climáticos e permitir uma vida melhor”.
Lucia Junges, moradora do bairro Moinhos, contou que em sua casa é feita a separação de resíduos. “O lixo comum eu coloco cedo para o caminhão recolher, e o lixo seco, combino com a vizinha para ela colocar para fora mais tarde”, explica. No entanto, ela observou a falta de lixeiras em locais públicos, o que, segundo ela, pode levar ao descarte irregular. “Acho importante esse movimento, mas sinto falta de mais lixeiras na cidade, especialmente no centro. Muitas vezes, levo o lixo para casa para fazer o descarte adequado”, relatou.
A Semana Lixo Zero de Lajeado é uma iniciativa que mobiliza a comunidade em prol de práticas mais sustentáveis e destaca a importância de ações diárias para a preservação do meio ambiente