Fundef atende em novo espaço e recebe pacientes de mais de 390 municípios

AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO

Fundef atende em novo espaço e recebe pacientes de mais de 390 municípios

Instituição foi transferida para novo ambulatório construído no campus da Univates. Mais de 2 mil pessoas são acolhidas pela entidade no mês

Fundef atende em novo espaço e recebe pacientes de mais de 390 municípios
Novo ambulatório é referência para mais de 390 municípios e recebe cerca de 2 mil pacientes ao mês. (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado

“A Fundef mudou a minha história”. O depoimento de Linker Duarte reflete a importância da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef). O lajeadense é um dos mais de 30 mil pacientes que já passou pela instituição em 33 anos, e comemora as conquistas da entidade. Na tarde de quinta-feira, 24, a fundação inaugurou seu novo ambulatório, para ampliar e qualificar o serviço prestado a todo o estado.

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o governador do RS, Eduardo Leite, e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, além de outras autoridades. O novo ambulatório, localizado no prédio 28 da Univates, foi viabilizado por meio de parceria entre Fundef, universidade, Hospital Bruno Born (HBB), e governos de Lajeado e do estado.

O custo da obra foi de cerca de R$ 6 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante foi aportado pela prefeitura de Lajeado.

No pronunciamento do governador, o político cita a alegria de participar da inauguração do ambulatório, que significa uma conquista ao RS. “Temos aqui um bálsamo que nos faz acreditar na humanidade, em um mundo melhor”. Leite ainda citou a importância da parceria firmada para a criação do espaço. “Não existe nenhum outro caminho para mudar a realidade da nossa volta que não seja através de parcerias, da colaboração”.

Durante o evento, governador ainda anunciou um aporte de mais R$ 2,1 milhões para a compra de mobiliário para a instituição.

Homenagens

Fundador da Fundef, Wilson Dewes, que faleceu no início deste anos, recebeu homenagens. (Fotos: Bibiana Faleiro)

Presidente da Fundef, Ito Lanius reforça o espírito inovador e visionário do fundador da instituição, Wilson Dewes, ao criar na cidade, uma instituição comunitária com um serviço essencial para todo o estado.

Para eternizar o trabalho de Dewes pela entidade, a solenidade de inauguração do novo espaço contou com uma homenagem ao médico, por meio de um quadro com a imagem do profissional, desenhado pelo artista Daniel Wallerius, e que ficará eternizado nas paredes da fundação. Os filhos de Dewes, presentes no evento, foram convidados a receber a homenagem.

Educação e saúde

Desde o dia 14 de outubro, os cerca de 2 mil pacientes da instituição ao mês já são atendidos no novo ambiente. A Fundef possui, hoje, mais de 14 mil cadastros ativos. O ambulatório era uma demanda antiga da entidade, que atende tanto pacientes com fissura labiopalatal, quanto reabilitação auditiva.

Pela proximidade com o Centro Clínico da Univates, o ambulatório vai permitir a integração entre o serviço e a universidade, levando a qualificação dos professores e estudantes para os atendimentos, e proporcionando um espaço equipado para o aprendizado.

Presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari afirma que todo esse movimento só foi possível a partir do alinhamento de vontades e decisões políticas. “Aqui, neste espaço, está presente a qualidade dos profissionais de diferentes áreas, de diferentes especialidades. A qualidade do trabalho memorável do Dr. Dewes, aqui está a Fundef que atende, em suas especialidades, grande parte da população do Sul do Brasil”.

Governador Eduardo Leite participou da inauguração do espaço, na tarde de quinta-feira, 24

Novo espaço

A construção do novo ambulatório iniciou em maio de 2023. O prédio conta com diferentes ambientes, como recepção, consultórios para atendimentos, sala de reuniões e salas para aulas de diferentes cursos da Univates.

A Fundef destinou os equipamentos e profissionais habilitados para a nova estrutura, enquanto o HBB permanece na retaguarda hospitalar necessária para atendimento ao público, com o centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

História com Dr. Dewes

Há mais de 30 anos, o médico Wilson Dewes fazia surgir em Lajeado uma entidade assistencial com papel importante no município e região. Dewes era cirurgião e otorrinolaringologista e percebeu uma carência de atendimentos na área de fissuras labiopalatinas. Na época, empresários, médicos e voluntários se engajaram com a causa.

No início, os procedimentos eram feitos na clínica de Dewes e, mais tarde, a entidade recebeu uma sala no Hospital Bruno Born (HBB). Em 2019, uma nova sede foi montada na Avenida Benjamin Constant, onde atendia até metade deste mês.

Dewes tinha a instituição como uma de suas maiores obras. O médico faleceu em março deste ano, e chegou a presenciar o início da construção do novo ambulatório.

Destaques ao longo dos anos

  • 1991 – A Fundef foi criada
    2000 – Criada a Associação de Pais e Amigos da Fundef (APAF)
  • 2005 – Instituição é reconhecida como Entidade Pública Estadual
  • 2007 – A entidade passou a também oferecer atendimentos na área de reabilitação auditiva
  • 2019 – Em 2019, uma nova sede foi montada na Avenida Benjamin Constant. Até então, os atendimentos eram no HBB
  • 2024 – inauguração do ambulatório

Acompanhe
nossas
redes sociais