Neste domingo, 27, serão comemorados com a comunidade local e regional, os 30 anos de fundação do Museu de Venâncio Aires. Será a partir de um sarau cultural que será desenvolvido na rua Osvaldo Aranha, em frente ao Edifício Storch.
Evento começa a partir das 14h30min quando se revezarão nas apresentações grupos tradicionalistas, alemães, açorianos, bandas escolares, artistas individuais e corais. Antes, porém ocorre a divulgação dos vencedores do concurso de poemas alusivo ao aniversário do museu. Em caso de chuva, as apresentações serão feitas no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
O que faz o museu de Venâncio Aires diferente dos outros museus, é a singularidade. A sua particularidade é essa peculiar história de como iniciou-se um museu de uma forma tão rápida, com zero centavos em caixa e que se tornou algo tão grande. Com acesso gratuito, o museu abriga mais de 80 mil peças doadas pela comunidade.
Os materiais são expostos em rodízio, dependendo da temática escolhida no mês. Dentre as exposições estão vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas, numismática, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, entre outros. Uma curiosidade sobre o museu, é que ele também tem um acervo que foi doado pelo Consulado da República Tcheca. O consulado já fez algumas visitas para o Museu, a última foi no ano de 2020.
Edifício Storck
O Edifício Storck foi o primeiro prédio com mais de um pavimento da vila, que viraria a área central da cidade de Venâncio Aires. Leva o sobrenome da família do farmacêutico Gosswino e Dolores Storck. Foi construído para ser uma farmácia com laboratório e clínica médica, além de casa dos Storck.
A obra iniciou em 1929 sob a responsabilidade do engenheiro e arquiteto austríaco Simão Gramlich, o mesmo que projetou a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Essa foi a única construção sem fins religiosos projetado por Gramlich. O município tombou o edifício como patrimônio histórico em 2001. O tombamento estadual foi registrado em 2012.
Para a realização do projeto “Museu 30 anos: páginas e memórias de um guardião”, foi assinado no início deste mês um termo de fomento no valor de R$ 550 mil, entre a adminstração e Núcleo de Cultura, ONG mantenedora do museu.
Programação do sarau
- 14h30min: Premiação do Concurso de Poemas alusivo aos 30 anos do Museu
- 15h: Grupo Folclórico de Danças Alemãs Die Schwalben
- 15h30min: Marla Oliveira – cantora
- 15h45min: Grupo de Danças Açorianas Resgatando Nossas Raízes – AACemuc
- 16h15min: Chuleador Lucas Keller (Finalista do Enart) – CTG Erva Mate
- 16h30min: Grupo de Dariças Folclóricas Alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe
- 17h: CTG Chaleira Preta
- 17h30min: Banda do Colégio Gaspar Silveira Martins
- 18h: Grupo Musical Uninter
- 18h30min: Coral Venâncio Em Canto