O governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), promoveu curso de laserteparia e coberturas especiais para o tratamento de feridas, aos enfermeiros de toda a rede municipal de saúde. Durante o evento, que ocorreu na quinta-feira, 24, foram entregues dez equipamentos de lasers para postos de saúde do município.
Curso foi ministrado pela coordenadora da Atenção Primária da Sesa, Michele Ravel, e pelo enfermeiro de Porto Alegre, Rudnei Prusch da Silva. A qualificação abordou formas de tratamento e uso do laser na área de feridas.
Conforme Michele, há uma alta demanda de tratamento de feridas na rede básica de saúde, o que justifica o investimento na área. “É um investimento que chega para qualificar e aprimorar o atendimento da rede municipal de saúde e beneficiar a população que sofre com feridas. Os casos, muitas vezes, são de pacientes com pé diabético. Assim, é possível fazer um tratamento ainda mais adequado”, ressalta.
Os postos equipados, a partir do recebimento do equipamento, são: Campestre, Centro, Conventos, Jardim do Cedro, Montanha, Novo Tempo, Olarias, Santo André, São Bento e São Cristóvão.
Além dos equipamentos, os enfermeiros também receberam o livro “Cobertura para o tratamento de feridas – Do Básico ao Avançado”, de Karina Trovarelli, para aprimorar o conhecimento sobre o tratamento de feridas.
Sobre a laserterapia
A laserterapia é uma técnica não invasiva que utiliza um laser de baixa intensidade para promover a cicatrização de feridas. Conforme Michele, a laserterapia possibilita a diminuição da inflamação no local afetado e uma cicatrização melhor e mais rápida.
“É mais uma forma de devolver o bem-estar e a rotina comum ao paciente, de forma mais eficaz”, explica Michele.