A Universidade do Vale do Taquari – Univates celebrou um novo marco importante na história da educação regional: os 30 anos do curso de graduação em Pedagogia, no último dia 17. O evento de comemoração, realizado no campus da Universidade, reuniu professores, estudantes, ex-coordenadores e autoridades acadêmicas em uma cerimônia que destacou a relevância e o impacto do curso de Pedagogia da Univates na formação de profissionais dedicados à Educação Básica.
A noite foi aberta com as boas-vindas aos presentes, destacando a presença do professor Tiago Weizenmann, pró-reitor de Ensino Adjunto, que esteve acompanhado de estudantes, representados por Kauana Wenneker, presidente do Diretório Acadêmico Paulo Freire do curso de Pedagogia, e professores e ex-coordenadores do curso, representados pela docente Jacqueline da Silva Silva. A reitora da Univates, professora Evania Schneider, também se pronunciou sobre as três décadas de formação institucional na área da Pedagogia.
Para marcar a ocasião, o evento foi pautado pelas reflexões do filósofo espanhol Jorge Larrosa, cujas ideias têm inspirado o curso nos últimos anos. Segundo os organizadores, a pedagogia é entendida como uma “artesania”, em que o ofício docente vai além de técnicas e metodologias, envolvendo experiências coletivas e individuais que constroem os processos de ensino e aprendizagem. A formação dos pedagogos, nesta direção, é uma prática que exige escuta, atenção e constante pesquisa, sempre com o propósito de desenvolver uma formação humanizada e atenta às necessidades do mundo atual.
Ao longo de três décadas – com atividades iniciadas em 1994 e a primeira formatura em 1999 -, o curso de Pedagogia da Univates já formou 839 pedagogos e pedagogas, que hoje atuam em escolas de educação básica no Vale do Taquari, e em diversas regiões do país. O evento saudou a todos os estudantes que passaram por diferentes Projetos Curriculares de Curso ao longo desses 30 anos, ressaltando o impacto positivo que os profissionais formados pela Univates têm tido em suas comunidades – histórias individuais que se somam à história coletiva representada pela trajetória do curso.
O evento também foi marcado por uma série de homenagens. Estudantes das modalidades presencial e EAD realizaram um momento especial de reconhecimento aos ex-coordenadores do curso, entregando lembranças para professoras que dedicaram parte de suas carreiras à gestão do curso de Pedagogia. As homenageadas foram: Norma Lai Von Mühlen Einloft, Dalia Schneider, Ledi Schneider, Jacqueline Silva da Silva, Daiani Clesnei da Rosa, Angélica Vier Munhoz, Maria Isabel Lopes, Morgana Domênica Hattge, Danise Vivian e Grasiela Kieling Bublitz. As atuais coordenadoras do curso, Cláudia Inês Horn e Fabiane Olegário, também foram lembradas e agradecidas.
Em seu discurso, as professoras Fabiane Olegário e Cláudia Inês Horn, atuais coordenadoras do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e EAD, respectivamente, reforçaram que a história do curso de Pedagogia é uma trajetória de constante reflexão e transformação, buscando sempre a formação de profissionais comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade. A noite foi encerrada com agradecimentos ao colegiado do curso e à comissão organizadora, composta pelas professoras Danise Vivian, Jacqueline da Silva Silva e Fabiane Olegário.
“O evento também foi um momento de celebração e de olhar para o futuro, com a esperança de que o curso de Pedagogia continue a formar educadores e educadoras capazes de transformar a realidade por meio da prática docente. A Univates reafirma seu compromisso com a educação e com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do século XXI, sem perder de vista a importância de uma formação humanizada e comprometida com a educação e com o ensino, especialmente na região do Vale do Taquari”, destaca a coordenadora do curso ofertado na modalidade presencial, professora Fabiane Olegário.