Curso de Pedagogia da Univates completa 30 anos

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Curso de Pedagogia da Univates completa 30 anos

Ao todo, 839 pedagogos já foram formados na Instituição

Curso de Pedagogia da Univates completa 30 anos
Evento de 30 anos do curso de Pedagogia (Fotos: Pietra Darde).
Vale do Taquari

A Universidade do Vale do Taquari – Univates celebrou um novo marco importante na história da educação regional: os 30 anos do curso de graduação em Pedagogia, no último dia 17. O evento de comemoração, realizado no campus da Universidade, reuniu professores, estudantes, ex-coordenadores e autoridades acadêmicas em uma cerimônia que destacou a relevância e o impacto do curso de Pedagogia da Univates na formação de profissionais dedicados à Educação Básica.

A noite foi aberta com as boas-vindas aos presentes, destacando a presença do professor Tiago Weizenmann, pró-reitor de Ensino Adjunto, que esteve acompanhado de estudantes, representados por Kauana Wenneker, presidente do Diretório Acadêmico Paulo Freire do curso de Pedagogia, e professores e ex-coordenadores do curso, representados pela docente Jacqueline da Silva Silva. A reitora da Univates, professora Evania Schneider, também se pronunciou sobre as três décadas de formação institucional na área da Pedagogia.

Para marcar a ocasião, o evento foi pautado pelas reflexões do filósofo espanhol Jorge Larrosa, cujas ideias têm inspirado o curso nos últimos anos. Segundo os organizadores, a pedagogia é entendida como uma “artesania”, em que o ofício docente vai além de técnicas e metodologias, envolvendo experiências coletivas e individuais que constroem os processos de ensino e aprendizagem. A formação dos pedagogos, nesta direção, é uma prática que exige escuta, atenção e constante pesquisa, sempre com o propósito de desenvolver uma formação humanizada e atenta às necessidades do mundo atual.

Ao longo de três décadas – com atividades iniciadas em 1994 e a primeira formatura em 1999 -, o curso de Pedagogia da Univates já formou 839 pedagogos e pedagogas, que hoje atuam em escolas de educação básica no Vale do Taquari, e em diversas regiões do país. O evento saudou a todos os estudantes que passaram por diferentes Projetos Curriculares de Curso ao longo desses 30 anos, ressaltando o impacto positivo que os profissionais formados pela Univates têm tido em suas comunidades – histórias individuais que se somam à história coletiva representada pela trajetória do curso.

O evento também foi marcado por uma série de homenagens. Estudantes das modalidades presencial e EAD realizaram um momento especial de reconhecimento aos ex-coordenadores do curso, entregando lembranças para professoras que dedicaram parte de suas carreiras à gestão do curso de Pedagogia. As homenageadas foram: Norma Lai Von Mühlen Einloft, Dalia Schneider, Ledi Schneider, Jacqueline Silva da Silva, Daiani Clesnei da Rosa, Angélica Vier Munhoz, Maria Isabel Lopes, Morgana Domênica Hattge, Danise Vivian e Grasiela Kieling Bublitz. As atuais coordenadoras do curso, Cláudia Inês Horn e Fabiane Olegário, também foram lembradas e agradecidas.

Em seu discurso, as professoras Fabiane Olegário e Cláudia Inês Horn, atuais coordenadoras do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e EAD, respectivamente, reforçaram que a história do curso de Pedagogia é uma trajetória de constante reflexão e transformação, buscando sempre a formação de profissionais comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade. A noite foi encerrada com agradecimentos ao colegiado do curso e à comissão organizadora, composta pelas professoras Danise Vivian, Jacqueline da Silva Silva e Fabiane Olegário.

“O evento também foi um momento de celebração e de olhar para o futuro, com a esperança de que o curso de Pedagogia continue a formar educadores e educadoras capazes de transformar a realidade por meio da prática docente. A Univates reafirma seu compromisso com a educação e com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do século XXI, sem perder de vista a importância de uma formação humanizada e comprometida com a educação e com o ensino, especialmente na região do Vale do Taquari”, destaca a coordenadora do curso ofertado na modalidade presencial, professora Fabiane Olegário.

Acompanhe
nossas
redes sociais