Há 20 anos, Slan iniciava construção do prédio atual

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Slan iniciava construção do prédio atual

A Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan) recebia a primeira parcela dos R$ 216 mil angariados pelo Lions Internacional para a construção de um novo prédio para a entidade. Eram U$ 25 mil (cerca de R$ 70 mil) que seriam investidos na ampliação da casa no Centro, hoje, chamada de Centro Lenira Müller Klein.

Em 2004, a antiga casa que ficava na esquina das ruas João Abott e Francisco Oscar Karnal foi demolida. A nova estrutura dobraria o espaço da instituição. O primeiro pavimento teria um espaço coberto para a prática de esportes, recreação e lazer. No segundo piso, ficariam salas de atividade, cozinha, refeitório e banheiros.

O projeto de ampliação tinha sido encaminhado ao Lions Internacional há mais de oito anos e, em abril de 2004, foi aprovado. Mesmo durante as reformas, a Slan continuaria atendendo as 260 crianças na instituição. Depois da ampliação, a capacidade aumentaria para 300. Na época, Lenira Klein, que hoje dá nome à casa do Centro, era presidente da Slan.

Univates organizava o 3º Salão Latino-Americano de Humor

Mais de 240 trabalhos eram expostos no 3º Salão Latino-Americano de Humor, organizado como um Mix Cultural no prédio 2 da Univates. Em 2004, o homenageado do evento foi o cartunista Santiago. A novidade da edição era a exposição de trabalhos de crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no “salãozinho”.

Festival do Sorvete em Encantado

A Praça da Bandeira recebia o 4º Encantado em Ação e o 3º Festival do Sorvete, dois eventos organizados pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E). Centenas de pessoas participaram das atividades. O Encantado em Ação oferecia exames gratuitos à população, além de um dia de atrações culturais e de artesanato. O Festival do Sorvete tinha parceria das empresas Sabory e Naturalle, que estavam na praça comercializando sorvetes.

Há 50 anos, inauguração da escola de Linha Schmidt

A prefeitura de Estrela inaugurava a Escola Evangélica de Linha Schmidt, hoje, município de Westfália. O prédio tinha três salas de aula, uma secretaria, área de circulação e banheiros.

Essa era a maior das 14 escolas que estavam em construção em Estrela e a próxima a ser inaugurada seria na comunidade de Arroio do Ouro. Há 50 anos, no ano do Sesquicentenário da Imigração Alemã, em 1974, o município pretendia inaugurar prédios novos para as escolas de diversas localidades do interior.

Hoje é

  • Dia do Pintor
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico
  • Dia Mundial da Menopausa

Santo do dia: São Lucas

Acompanhe
nossas
redes sociais