Equipes da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Governo do Estado estiveram ontem à tarde, 9, em Encantado para inspecionar as áreas que receberão as novas moradias definitivas dos programas estaduais. As áreas, situadas nos bairros Lambari e São José, estão livres do risco de inundações. Na ocasião, os representantes do governo estadual estimaram que até o final de 2024 serão entregues até oito casas definitivas.
Além disso, até o final de novembro, o Estado planeja entregar mais 50 módulos habitacionais provisórios no Bairro São José, que se somarão às 25 unidades já em uso por famílias afetadas pelas enchentes. No Bairro Lambari, estão previstas 35 novas residências, com aproximadamente 50 m² cada, distribuídas em dois terrenos. No Bairro São José, na nova área adquirida pelo município, há capacidade para mais de 100 lotes de 200 m², onde novas moradias também devem ser construídas por meio do programa estadual.
Encantado conta hoje com 77.331,44 m² disponíveis para a construção de até 572 moradias (entre casas e apartamentos), em projetos já aprovados nos âmbitos federal e estadual, além das residências construídas em parceria com a iniciativa privada.
O Plano Habitacional de Encantado busca promover a recuperação social e econômica da cidade, assegurando melhores condições de vida para as famílias impactas pelos desastres climáticos recentes. “Temos trabalhado arduamente para oferecer moradias seguras e definitivas às famílias que tanto sofreram com os desastres climáticos de 2023 e 2024. A expectativa é poder entregar algumas unidades ainda este ano e garantir que essas famílias tenham um local digno para recomeçar suas vidas”, diz o prefeito, Jonas Calvi