Atletas da região estiveram mais uma vez entre os destaques da principal competição de ginástica de trampolim do Brasil. O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa foi disputado entre os dias 3 e 5 de outubro. A equipe Adesva/Cetres esteve representada por cinco atletas e conquistou duas medalhas de bronze na categoria por idades.
A competição é a maior do país e reuniu 212 ginastas. Outros 138 estiveram presentes no Torneio Nacional, competição de menor nível de exigência. Clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo marcaram presença no Clube Atlético Paulistado, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo.
Representado pelas atletas Helena Feldens, Emily Bruxel, Poliana Wolschick e Amanda Wolf na categoria 11-12 anos, e por Luísa Dassoler, na categoria 9-10 anos, a Adesva Cetres conquistou o bronze nos aparelhos duplo mini trampolim e tumbling. “Essa medalha por equipe mostra que o conjunto está melhorando. Individualmente ocorreu algumas falhas, senão provavelmente teríamos medalhas também no individual”, comenta o técnico Marcos Minoru Otsuka.
Mesmo sem medalha individual, o resultado coletivo mostra que a equipe lajeadense está entre as principais do país no desenvolvimento da ginástica de trampolim. “O mais legal é a gente conseguir ver de novo que realmente a gente está no caminho certo, que a gente está muito próximo dos melhores.”
Lesão não atrapalha equipe
Minoru comenta que um fato marcante da participação foi a lesão da atleta Amanda Wolf, que não conseguiu realizar os saltos, mas que mesmo assim esteve presente e, por isso, fez parte da equipe e teve direito a receber a medalha. “Nós participamos com quatro atletas nesse campeonato, a nossa quinta atleta infelizmente acabou machucando antes da competição. Mesmo com o muleta, ela acabou entrando em arena de competição, se apresentando, mas não fazendo a série. Foi muito legal porque ela pôde ter a experiência e se sentir parte integrande da equipe.”