Construção de prédio de creche atingida por enchente aguarda liberação de recursos federais

VENÂnCIO AIRES

Construção de prédio de creche atingida por enchente aguarda liberação de recursos federais

Local escolhido é fora da área de inundação. Obra está estimada em R$ 5,7 milhões

Construção de prédio de creche atingida por enchente aguarda liberação de recursos federais
Foto: Cristiano Wildner
Venâncio Aires

O projeto para construção do novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Reinaldo Closs, recebeu parecer favorável do Governo Federal para a execução e repasse de recursos que chegam a R$ 5,7 milhões. Conforme o secretário de Educação, Emerson Henrique, o município aguarda pela liberação dos valores para dar início ao processo de licitação. A obra será realizada uma nova localização para o educandário já que o antigo prédio, instalado há 34 anos no bairro União, foi interditado após as enchentes ocorrida em maio passado. A Emei Closs será erguida no bairro São Francisco Xavier, na rua Antônio Carlos, 0255, em área que pertence ao município adquiriu.

Segundo o secretário Emerson, o projeto segue no estilo da Emei Vô Ismael, do bairro Xangrilá, e terá o total de 3.234 m², com 10 salas de aula, um lactário, sala de amamentação, salas administrativas, área de recreação, sanitários, cozinhas e refeitório, oferecendo capacidade para atender até 188 crianças em turno integral. O novo endereço para as futuras instalações definitivas da Emei Closs, fica próximo a outra escola municipal, a escola municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig.

“Historicamente, a comunidade escolar da Emei Closs, sofreu com enchentes e alagamentos que aconteceram na região do educandário. Nesta última e maior enchente que tivemos, em maio, não houve jeito, o prédio ficou praticamente todo debaixo da água e os estragos foram irreversíveis. O prédio foi interditado pelos técnicos do município e recebeu laudo do próprio Ministério da Educação indicando a desativação definitiva das atividades naquele local”, explica o secretário. No início de setembro, durante vistoria da engenharia civil no prédio da Emei Closs, houve a indicação para remoção da escola para uma área não alagável.

Atualmente, os alunos da escola infantil Closs estão sendo atendidos em um prédio alugado e adaptado para as atividades, junto ao bairro Cruzeiro, próximo a estação rodoviária. De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, não se descarta a possibilidade de manutenção das atividades de Educação Infantil no espaço, mesmo com a construção de um novo prédio para escola no bairro São Francisco Xavier. “Temos o compromisso com a Educação Infantil e com os pais que precisam de vagas para seus filhos nas escolas para que possam trabalhar tranquilos como atendimento de qualidade às crianças e vamos continuar avançando nisso”, destaca o prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais