Entre os três postulantes à prefeitura de Encantado, Jonas Calvi (PSDB) foi o primeiro a votar, antes das 10h. Calvi é o atual prefeito da cidade e votou acompanhado do filho Guilherme. Apesar de estar à frente do Executivo, essa é a primeira vez, no entanto, que Calvi concorre à prefeito, já que era o vice de Adroaldo Conzatti, falecido logo no início do mandato, em 2021.
“Acho que a eleição é um momento de reflexão sobre o nosso governo. Essa é uma eleição diferente, não só pelos eventos climáticos, mas mostrou para a população a necessidade de avançar”, comenta. Calvi votou na Escola Estadual Farrapos, colégio que Jonas estudou durante anos. Ao longo do dia, ele acompanha a votação dos filhos Gabriel e Eduarda, que votam pela primeira vez, e da esposa Taísa.
O segundo candidato a ir às urnas foi Luciano Moresco (PT), que votou por volta das 10h40. “Chego ao final da campanha satisfeito pelo que a gente fez e defendeu. Foi uma campanha ética e propositiva. Propusemos um governo novo, com um novo olhar para a cidade. Temos confiança de que muitas pessoas entenderam nossa proposta.”
Moresco votou na comunidade de Jacarezinho, onde ele mora há mais de 50 anos. É uma localidade que foi bastante atingida durante as cheias. “Independente de quem ganhe a eleição, temos muito trabalho ainda pela frente. Temos que nos manter unidos”, finaliza.
Enoir Cardoso (PP) foi o último dos candidatos de Encantado a votar, pelas 11h30, na Escola Porto Quinze. Levou a filha Gabriela para votar pela primeira vez. Cardoso iniciou a campanha como vice de Paulo Costi (PP) e, depois, assumiu a liderança da chapa, com Costi de vice. “É um tanto atípico essa mudança na candidatura no meio do processo, mas vínhamos numa construção juntos. Acho que Encantado perdeu muitas oportunidades e precisa de uma resposta mais rápida. Nós temos certeza de que nosso governo pode ser mais ágil em seus serviços públicos”, destaca Cardoso.
“Hoje vivemos uma situação anormal, perdi muita coisa nas enchentes, saí de casa com a roupa do corpo, perdi muito na minha empresa. Mas também vejo que esses momentos de crise também são momentos de oportunidade. Nosso objetivo é sermos transparentes, com empenho de fazer o que é melhor para a população de Encantado.”