As obras para a construção de uma estiva (passagem molhada) que fará a ligação entre os municípios foram retardadas pelo volume de chuva que atingiu a região recentemente. Conforme o secretário de Obras de Relvado, Onei Giacomolli, o trabalho segue frequente, mas ainda não é possível definir o dia em que o trecho que reconecta as cidades, estará disponível para ser utilizado pelos moradores. A passagem será liberada a todos os veículos, exceto carretas.
A parceria foi acordada para cada município ser responsável pela construção em suas respectivas áreas. Enquanto Encantado trabalha na estrada nos limites de seu município, Relvado está encarregado da estrada até o rio, onde fica a estiva. Próxima da ponte que une as cidades, a obra está orçada em R$ 297 mil.
A obra servirá como passagem provisória e será composta por 60 tubos dispostos em 10 fileiras, cada uma com seis tubos, totalizando uma largura de seis metros. Entre as fileiras, será instalada ferragem presa ao leito rochoso do rio, e o espaço entre as fileiras será preenchido com concreto. Uma chapa de concreto armado unirá toda a estrutura, criando uma passagem sólida e segura. O Estado irá construir uma nova ponte de duas vias entre Encantado e Relvado e implodir a antiga, ainda não a previsão para quando isso será feito.
Acesso a Doutor Ricardo
Segundo o secretário Giacomolli, alguns meses atrás a pasta construiu uma passagem provisória para acessar Doutor Ricardo. “Quando chove bastante a água transborda a passagem provisória, aí trancamos o trecho por questão de segurança. Na semana passada, o volume de água no local danificou bastante a passagem e tivemos que trancar o uso daquele caminho. Agora está liberado”, explica. Entre os dois municípios também está sendo construída uma estiva para facilitar o acesso.