Motoristas que utilizam a estrada de acesso até a Ponte do Exército entre Lajeado e Arroio do Meio cobram melhorias nas condições da via. Com o período de chuvas, vários pontos da rua Romeu Júlio Scherer, no bairro Planalto, e também na estrada geral da Forqueta Baixa, exigem recuperação.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela manutenção do trecho, afirma que a recuperação inicia na próxima semana com a melhora do tempo. A intenção é iniciar os trabalhos no lado de Arroio do Meio, no trecho de dois quilômetros da estrada da Linha Umbu. “As chuvas atrapalharam um pouco a execução da conservação. Assim que a chuva parar e o tempo melhorar, a empresa fará o patrolamento com uso de máquinas para nivelar o revestimento primário”.
Já em Lajeado, as equipes da EGR irão executar a conservação das vias municipais não pavimentadas que servem de ligação da ERS-130 até a Ponte do Exército. Conforme o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Vanacor, a EGR atende a uma solicitação dos municípios, pois a rodovia é a principal alternativa, visto que a ponte entre Lajeado e Arroio do Meio foi destruída.
A intenção, conforme Vanacor, é melhorar as condições da via. “As obras, solicitadas pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e pela prefeitura de Arroio do Meio, demonstram o compromisso em oferecer soluções para melhorar as condições neste trecho, que tem recebido um volume maior de veículos desde a enchente”, destacou.
Ponte da ERS-130
Outra obra no cronograma da EGR é a construção da nova ponte da ERS-130. O contrato prevê a conclusão das obras em dezembro. Se isso ocorrer, a empresa pretende iniciar também a recuperação asfáltica em todo o trecho danificado, inclusive com o recapeamento no lado de Arroio do Meio. Até o momento, a obra avançou com o início das peças. Em uma área de 500 metros, concebidos rente à cabeceira da rodovia, estão em processo de fabricação as 24 vigas que compõem as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo.
A empresa também iniciou os estaqueamentos que darão sustentação aos sete pilares da nova estrutura. A execução dessa fase da obra será feita em dois formatos distintos. Para a construção das fundações localizadas fora do fluxo de água, serão implantadas estacas do tipo cravadas. Já nas estruturas situadas dentro do leito do rio, serão utilizadas estacas do tipo raiz. Para dar ainda mais agilidade nesse processo, uma segunda empresa foi contratada para executar o serviço.
A nova estrutura será construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos da cobrança do pedágio da EGR.