Para proporcionar descanso, lazer e estimular o conhecimento histórico, cultural e social, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) anuncia a inclusão de Venâncio Aires na comercialização de pacotes turísticos. São empreendimentos ligados à Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), que possui 32 atrativos associados, tanto na cidade, quanto no interior.
Para conseguir a inclusão do roteiro local, a diretoria estadual de Cultura e Esportes realizou uma visita técnica ao município. Foram visitados empreendedores em diferentes segmentos.
“A expectativa é de que represente um novo ciclo para o turismo local, que era também uma demanda apontada pelo próprio Conselho Municipal do Turismo, o Contur”, destaca a diretora do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo.
Enquanto que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hütmann, vai no mesmo caminho: “É um marco histórico. Depois de investir na infraestrutura turística, com destaque para uniformes, placas de sinalização e dos próprios atrativos, material gráfico, Era justamente isso que nos faltava, além, de agências locais atuarem no turismo receptivo junto com o Sistema S novas perspectivas surgem localmente nessa área”.
O primeiro roteiro comercializado por meio do Sesc/RS está autorizado e a intenção é de que ele ocorra entre outubro e novembro desde ano. A saída do grupo será a partir da capital gaúcha tendo como uma das paradas também no Cristo Protetor, em Encantado, para depois serem visitados atrativos da Capital do Chimarrão, como a Figueira Centenária e a Casa Paulina.
Em Linha Silva Tavares, é possível contemplar uma árvore com quase 500 anos. Ela é tão grande que, para abraçá-la, são necessárias 12 pessoas. Isso porque o seu tronco tem 11 metros de circunferência. Com relação à altura, são 18 metros, o que equivale a um prédio de aproximadamente cinco andares. Outro atrativo confirmado que receberá os visitantes ao longo de um dia é a Casa Paulina, que fica em Linha Olavo Bilac. O espaço, que possui uma casa centenária de pedra, oferece ainda uma experiência gastronômica diferenciada.