O sistema de pedágio free flow, está em funcionamento no estado desde 15 de dezembro do último ano, substituindo as praças de pedágio. A tecnologia funciona por meio de pórticos instalados nas estradas, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos.
Entre as vantagens que o serviço oferece esta a praticidade, a economia do tempo de viagem e a redução de congestionamentos. Entretanto, o ex-governador, Germano Rigotto, ressalta há falta de transparência no serviço.
“O pagamento deve ser realizado por meio de um site, entretanto muitos cidadãos tem dificuldade em manusear a internet, além disso, é preciso pagar no prazo de 15 dias, caso contrário é aplicado uma multa de R$ 195,00 e cinco pontos na carteira, por passagem”, ressalta Rigotto, que considera isso um absurdo com os condutores.
Na justificativa da penalidade, a razão é multa por evasão do pedágio “Sou contra a indústria da multa, ainda mais com essa justificativa errônea. Muita gente ta sendo multada e pior ainda, perdendo a carteira sem saber o motivo. Falta transparência.”, declara o ex-governador.