A nova ponte sobre o Arroio do Meio promete ligar o centro e o bairro São José. A estrutura foi construída em substituição à anterior, que foi erguida nos anos 60 com madeiras, porém, a fragilidade da estrutura motivou o investimento do governo.
O investimento no local foi de R$ 350 mil, a maior parte encaminhada por emenda parlamentar.
As obras tiveram início em 8 de janeiro, mas foram temporariamente paralisadas devido às condições climáticas adversas e às dificuldades de acesso à cidade. A responsabilidade pela execução é da Graxaim Construtora LTDA, de Santa Margarida do Sul, empresa vencedora da licitação.
No último mês, a obra teve andamento com a chegada e colocação das vigas que serviram de suporte aos tabuleiros da ponte e à concretagem. Com a conclusão da estrutura, o município trabalha agora na finalização dos acessos, que permitirá a ligação do centro com o bairro São José.
Para o secretário Valdecir Leandro Crescêncio, a nova ponte é considerada de extrema importância para a mobilidade urbana. Com a nova estrutura, será possível ter um acesso alternativo entre o bairro São José e o Centro até a ERS-130, evitando a necessidade de atravessar o trevo da cidade.
A ponte substituirá uma estrutura de madeira que existia no local e será construída em concreto, com largura ampliada e pistas adequadas para a passagem de veículos e caminhões pesados.
Além disso, a passagem feita aproveitando a área abaixo da ponte da ERS-130 foi recuperada, pois em uma das áreas ocorreu um deslizamento. A estrada permite o retorno na ERS-130 e também a ligação ao bairro Medianeira, sem a necessidade de cruzar a rodovia.