No evento Neue Heimat Fest, que ocorre dias 18, 19 e 20 de outubro, 53 livros serão lançados no Deutscher Kolonie Park.
São obras contendo a história e genealogia de famílias que vieram da Alemanha há 200 anos, e colonizaram o Vale do Taquari. As obras trazem nomes dos pioneiros, a história, genealogia dos descendentes e o local de sepultamento e curiosidades sobre esses pioneiros. No total, são 12 mil páginas de histórias, investigadas durante dezenas de ano, na minha trajetória, dedicada a desvendar a história da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
O material ficará nas mãos dos descendentes para perpetuar a história.Os livros também serão entregues às bibliotecas e prefeituras de cidades colonizadas por imigrantes alemães.
Cada família terá a disposição uma rica e bela história, que mostrará como cada uma foi importante para o desenvolvimento na trajetória histórica dos 200 anos e que hoje são os descendentes que fazem sua história, através do trabalho , em todo o Brasil e no exterior.
Lançamento
O lançamento simultâneo dos livros ocorrerá no dia 18 de outubro, às 19h, durante o evento Neue Heimat Fest, no Parque Histórico em Lajeado.O evento celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
O Deutscher Kolonie Park foi escolhido para sediar o evento pois representa um parque de colonização alemã, com construções em estilo enxaimel, arquitetura utilizada pelos imigrantes para erguer suas casas no século 19.
O Parque foi construído entre 1997 e 2000. O centenário de Lajeado foi em 2001. O local conta com 24 casas em enxaimel, que foram retiradas de seus locais originais e realocados para o parque para formar uma aldeia-museu e preservar a história da imigração.
Para conduzir esse projeto do parque visitamos na época, parques e cidades histórias da Alemanha, a fim de trazer a técnica para o Vale do Taquari e se tornar um ponto histórico e turístico.
No município de Forquetinha, a identidade foi preservada, com um planejamento a partir do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico ainda existente, projetado de forma organizada para o futuro.
Dicionário de Hunsrück durante a Neue Heimat Fest
As curiosidades do dialeto Hunsrück, ganharão destaque na Neue Heimat Fest, que acontece em outubro no Parque Histórico de Lajeado. É o dialeto mais falado pelos descendentes de alemães no Vale do Taquari, superando o uso do alemão oficial na região.
Reconhecendo sua importância cultural, vamos lançar durante o evento, um dicionário reunindo seis mil palavras mais utilizadas.
A obra será trilíngue, com versões em Deutsch, Deitsch e Português.
Além dos verbetes, o livro trará anexos, citações e textos adicionais. O Hunsrück, é falado há 200 anos no Vale do Taquari, caracterizando-se pelo bom humor e por ser mais irreverente que o alemão gramatical. O dialeto não é ensinado nas escolas, mas é transmitido oralmente de geração em geração, mantendo-se vivo até hoje.
Na Biblioteca da Família Richter em Forquetinha, temos um acervo bem grande de livros e jornais escritos na Alemanha e no Brasil. A biblioteca está aberta para os interessados em realizarem pesquisas.