Um momento histórico dentro do processo de recuperação pós-enchente ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 27, em Estrela. Na presença do governador Eduardo Leite foram entregues 86 moradias provisórias, no Loteamento Nova Morada e Bairro Imigrantes, para famílias atingidas pelas enchentes no município e que perderam as casas.
As unidades mobiliadas são uma parceria entre os governos do Estado, através do Programa a Casa é Sua – Calamidades, e do município, que entrou com o terreno, a terraplanagem, instalações elétricas e hidráulicas e o ajardinamento das moradias.
Além das habitações, cada unidade receberá uma casinha de cachorro para os pets. Com isso, também serão esvaziados e definitivamente fechados os abrigos municipais, que chegaram a operar em sete diferentes locais e abrigar até 1,2 mil atingidos.
O Loteamento Nova Morada recebeu a maioria destes lares – 63 unidades. Outras 23 estão no Bairro Imigrantes, mas cujas famílias também poderão usufruir dos espaços já a partir desta sexta.
Cada módulo, com 27 metros quadrados, é composto por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro e já contará com itens essenciais para estes espaços e a rotina. Elas são mobiliadas com armários, geladeira, fogão, vaso, pia, tanque, cama de casal, beliche e sofá cama, além de casa pet e tratamento de esgoto.
Por dispensar construção no local, os módulos são ambientalmente favoráveis, pois não geram resíduos de obra e possibilitam uma economia de oito vezes menos água em comparação com métodos tradicionais.
Roseli Antunes do Nascimento Alves, 44, residia no Marmitt há 17 anos. Sempre pegou enchente, mas desta vez a casa foi totalmente destruída. “Passamos cinco meses agora. Um momento bem difícil, no abrigo, mas hoje chegou o dia de receber a nossa casinha, para ter mais privacidade com nossos filhos. Estou muito feliz, não tenho palavras para expressar a minha gratidão.”
Secretário Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes citou que está contente em poder ajudar a tirar as pessoas dos abrigos e poder dar privacidades para elas. “Fico muito feliz quando entregamos esses módulos habitacionais para essas pessoas que sofreram nos abrigos”, fala emocionado.
Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Estrela, Renata Cherini, enfatiza o momento nessa manhã no Loteamento Nova Morada. “Para chegarmos até aqui, muitas mãos fizeram parte. Agradeço a minha equipe por ter colaborado com tudo. Hoje estamos realizando o sonho dessas pessoas. Hoje é um novo começo delas.”