Para evidenciar a força da economia regional e o papel dos líderes em diferentes setores, o Prêmio TOP 100 chega à terceira edição. Na noite desta sexta-feira, 27, o evento premiou 92 empresas e cinco personalidades do Vale do Taquari. Mais de 600 pessoas participam da premiação promovida pelo Grupo A Hora no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado.
A iniciativa homenageia as marcas mais lembradas do Vale, em cinco áreas: agroindústria alimentícia, comércio, indústria, serviços, e entidades, associações e eventos. Além de homenagear cinco pessoas que fizeram a diferença na região, em diferentes temáticas. As personalidades correspondem às categorias revelação, articulação regional, gestão política, responsabilidade social e empreendedor do ano.
Para chegar na distinção das marcas, a empresa contratada pelo Grupo A Hora, Macrovisão, ouviu 400 formadores de opinião. O objetivo é reconhecer o papel das marcas no desenvolvimento regional.
Diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss destaca a importância ainda mais evidente do projeto como um incentivo à retomada econômica do Vale após duas grandes catástrofes climáticas. “O TOP 100 existe para fortalecer as marcas locais e esse é o momento de coroação disso”.
O prêmio foi pensado para ocorrer a cada dois anos. Na primeira edição, em 2018, mais de 600 líderes empresariais, políticos e convidados prestigiaram o evento. Por conta da pandemia, a pesquisa não foi aplicada em 2020, e foi retomada em 2022.
Detalhes da pesquisa
Diretor da Macrovisão, Lucildo Ahlert afirma que a pesquisa passou por dois momentos, antes e depois da enchente de maio deste ano. O trabalho foi suspenso durante os primeiros dias após as cheias, e foi retomado porque tanto o Grupo A Hora quanto a empresa acreditaram em trazer esperança às empresas e empresários por meio do projeto.
“Nosso olhar foi pensado para frente, para valorizar o que o Vale tem hoje e trabalhar em cima da reconstrução”.
Entre os destaques deste ano, Ahlert cita o turismo, além de empreendimentos afetados pelas cheias que ganharam notoriedade em relação aos outros anos da pesquisa, a partir da reconstrução.
A apuração com formadores de opinião ocorreu nas microrregiões de Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari. Os detalhes sobre o TOP 100 farão parte da Revista Valores, que será publicada durante a Expovale + Construmóbil 2024.
As personalidades vencedoras
Na categoria dos líderes locais, a metodologia teve uma etapa adicional à pesquisa. As personalidades que se destacaram a nível regional foram avaliadas por uma comissão interna do Grupo A Hora, formada por executivos, jornalistas, publicitários e conselheiros.
Economista, presidiu o Codevat durante a concessão da duplicação da BR-386. Integrou diretorias como Acil de Lajeado, Comitê Taquari-Antas, Codeter e Coredes. Também coordenou o Tecnovates e ocupou outros cargos importantes. Recentemente, foi reconduzida à presidência do Codevat, onde lidera e articula dezenas de pautas estratégicas da região. Uma delas é o Comitê Setorial de Enfrentamento a Desastres Naturais.
Nascido em Marques de Souza, que ainda pertencia a Lajeado, trabalhou muitos anos na área comercial de uma multinacional em Campinas, São Paulo. Em 2014, co-fundou a Lyall Construtora, em Lajeado, que ganhou destaque pelos projetos ousados fora da área central da cidade, como o Centro Comercial 300. Em 2024, durante a maior tragédia do Vale, liderou a reconstrução da Ponte de Ferro, que liga Lajeado e Arroio do Meio, em menos de 14 dias. Parte da estrutura havia sido destruída na enchente de maio.
Natural de Lajeado, adquiriu experiência administrativa como advogado e procurador público desde jovem. Em 2012, tentou entrar na política. Concorreu a prefeito e perdeu. Em 2016, concorreu de novo e se elegeu. Quatro anos depois, com alto índice de aprovação popular pós-pandemia, foi reeleito e com a maior votação numérica que um prefeito de Lajeado já havia conquistado. Desde então, desponta como líder regional para novos desafios, inclusive, cotado como um expoente potencial para representar o Vale no Congresso Nacional.
Atual CEO da Fruki Bebidas. Chegou à liderança sempre valorizando a disciplina, a cooperação e o espírito social e sustentável. Foi presidente da Acil, coordena o Arranjo Produtivo Local (APL), participa de diretorias e movimentos em prol do desenvolvimento social e econômico do estado e da região. Durante a pandemia, liderou equipes da Fruki para doar e levar água a milhares de gaúchos desabastecidos, e o mesmo movimento foi visto durante as catástrofes climáticas.
Nasceu em Gramado, mas foi em Igrejinha que iniciou a empresa, em um galpão de madeira, à beira do rio. Daí surge a Calçados Beira Rio, hoje com 25 mil funcionários. Com uma governança objetiva de quatro executivos para as 11 fábricas, Argenta lidera o maior player calçadista do Brasil e exporta para 100 países. No Vale, emprega 3 mil pessoas, nas fábricas de Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Roca Sales e Teutônia.
SERVIÇOS
ASSOCIAÇÕES