O governo de Encantado consolida a compra de duas áreas de terra estratégicas para o município. No bairro Lajeadinho, será implantado um novo Distrito Industrial em uma área de 40.361 m², com estimativa de abrigar até 22 lotes com cerca de 1.000 m² cada. A compra será efetivada a partir de operações de crédito com a Caixa Econômica Federal. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico local.
Paralelamente, a administração municipal adquiriu uma área no bairro São José com 32.709,74 m², destinada à construção de novas habitações para as famílias afetadas por recentes enchentes. Esta área somada aos 9.770,90 m² de propriedade do município, mais 34.850,91 m² doados no final de maio/24 pelo Governo Federal, totalizam 77.331,44m² suficientes para a construção de 572 moradias (casas e apartamentos), projetos já aprovados no governo federal e estadual.
Os espaços estão localizados em regiões livres do risco de inundações. As ações fazem parte de um plano da Administração para promover a recuperação social e econômica do município, garantindo melhores condições para empresários e cidadãos impactados pelos eventos naturais.
Além da implantação do Distrito Industrial, a Prefeitura instala o Berçário Industrial em um novo local, também no bairro São José. A infraestrutura do espaço está em fase de preparação, com as obras de terraplanagem já concluídas. Conforme a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, haverá ampliação significativa na capacidade de abrigar empreendimentos locais.
Na área da habitação, Encantado foi um dos primeiros municípios a apresentar a documentação para acessar recursos para a construção de moradias dos programas estadual e federal. A infraestrutura dos terrenos que receberão as moradias já foi realizada pela prefeitura e a estimativa é que parte destas sejam entregues antes do término do ano.