A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Nova Berlim, de Baixo Canudos, comemora no domingo, 29, os 100 anos de história. Uma ampla programação é organizada para festejar o centenário. Segundo o pastor Ademir Trentini, recebeu esse nome em virtude da colonizadora ter dividido a terra em lotes que tinham forma de canudos que se afunilavam e terminavam em um ponto central, como um leque.
Entre os primeiros colonizadores estavam as famílias Rheinheimer, Kern, Jung, Näher e Fries. Em seguida, outras famílias se somaram: Döbber, Brinker, Costa, Ströher, Goehl, Weimer e outras. Os primeiros registros feitos por historiadores dão conta de que as famílias se mobilizaram para receber assistência religiosa por volta de 1895.
“Houveram algumas crises criadas por pregadores leigos itinerantes. Após um período conturbado, em janeiro de 1917 o pastor Walter Mummelthey assumiu a comunidade. Ele era de um senso humano grandioso e logo tornou-se bem quisto pelas pessoas. Além de saldar dívidas, se preocupou com o registro dos estatutos que foram feitos após a guerra, de modo que o registro oficial da fundação da comunidade data de 21 de janeiro de 1924.”
A comunidade de Baixo Canudos hoje é formada por aproximadamente 120 famílias. Algumas delas residem em Forquetinha e Lajeado em razão da sua ocupação profissional. Já quem mora na localidade depende da produção integrada de aves, suínos e gado leiteiro, além da agricultura de subsistência.
“A entidade é mantida pela contribuição dos membros que com dedicação e perseverança batalham para manter a comunidade de fé que lhes foi legado pela história de vida.”
Programação
10h – Culto festivo
12h – Carne de res, porco, galeto, salsichão, saladas e demais acompanhamentos
13h30min – Sorteio de brindes
14h – Baile com o Musical Festigma