Implementação da coleta seletiva em instituições de ensino no Rio Grande do Sul: um guia para a sustentabilidade; Projeto Socioambiental sobre a Cultura da Laranja e o Congresso de Qualidade Ambiental Pereira Coruja são três exemplos de trabalhos desenvolvidos no curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja. Conforme o professor Israel Santos Reis, engenheiro ambiental e licenciado em química, os projetos desenvolvidos pelos estudantes têm, entre os objetivos, colaborar com a comunidade de Taquari.
O curso de dois anos, no pós-médio, tem aulas teóricas e práticas, em laboratórios e outros ambientes, e o desenvolvimento de projetos e ações. No período de 2023/2024 são pelo menos três trabalhos. Um deles, o l Congresso de Qualidade Ambiental Pereira Coruja, ocorreu em julho.
O evento foi planejado e construído no ambiente escolar. Segundo o professor Reis, a intenção foi dar visibilidade ao curso Técnico em Meio Ambiente e às pautas ambientais, aproximar empresas, fomentar parcerias, atrair profissionais parceiros e também novos alunos. As três maiores indústrias de Taquari – Adama, Dexco e Motasa – a cooperativa Sicredi e Prefeitura de Taquari estiveram representadas no evento. A atividade foi aberta à comunidade, e funcionários das indústrias também puderam participar.
Na avaliação de Reis, o congresso é muito produtivo, porque as organizações têm espaço para mostrar as suas demandas. “É importante que os alunos vejam estas oportunidades, já que o curso tem estágio obrigatório.” O professor conta que a segunda edição do congresso já está em planejamento e ocorrerá em 2025.
“Acredito que posso fazer a diferença desenvolvendo soluções sustentáveis que equilibrem o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. A minha área de mais proximidade é a botânica, a de preservação ambiental. Se eu fosse desenvolver um projeto hoje seria relacionado a esta área. Conscientizar as pessoas de como preservar uma mata ciliar. Poder orientar sobre o que cortar, quando cortar, onde pedir liberação, entre outras informações importantes.” Jenefer Machado da Silva, 29 anos.
“Eu escolhi o curso técnico em meio ambiente porque sempre tive interesse em entender como o ser humano interage com a natureza e como podemos minimizar os impactos desta relação. Acredito que proteger o meio ambiente é essencial para garantir a qualidade de vida das gerações futuras. O curso oferece formação para que eu possa atuar diretamente em projetos, como recuperação de áreas de gradadas”. Maciel Silva de Castro, 19 anos.
Retomada
Conforme o professor, o curso Técnico em Meio Ambiente, há alguns anos, não tinha a visibilidade que tem hoje. Entretanto, o aumento da demanda desses profissionais nas indústrias, as mudanças climáticas e eventos como as enchentes e queimadas estão mostrando a importância da formação. “Entendemos que é uma área que terá a demanda aumentada”, projeta Reis.
Saiba mais sobre os projetos
– Implementação da coleta seletiva em instituições de ensino no Rio Grande do Sul: um guia para a sustentabilidade
O projeto tem a intenção aprimorar a eficácia do programa de coleta seletiva na escola, visando torná-lo mais sustentável e integrado às práticas educacionais e profissionais. Espera-se que este projeto não apenas promova o conhecimento técnico, mas também uma mudança positiva nos hábitos de descarte de resíduos gerados pelos alunos, e também os capacite como agentes de mudança em suas comunidades. Será um projeto perene, que terá continuidade por outros alunos nos próximos anos. Os jovens terão a oportunidade de avançar e aprofundar a gestão dos resíduos gerados na escola, podendo abranger diversas esferas da geração, caracterização e destinação ambientalmente adequada.
– Projeto socioambiental sobre a cultura da laranja no município de Taquari
Este trabalho investigou o contexto histórico da produção de laranja em Taquari. Até meados de 1990, a Taquari era conhecida como Terra da Laranja. Entretanto, um vírus atacou as árvores e sem conhecimento do manejo adequado para combater o cancro, a produção foi sendo abandonada.
Levantamentos feitos no projeto indicaram a importância da laranja para a economia agrícola e para a saúde humana, confirmando a relação ancestral do município de Taquari com o fruto.
Os principais resultados apurados pelos alunos confirmaram que a laranja continua a ser uma parte vital da herança cultural de Taquari e que as práticas de cultivo mais modernas são eficazes na produção de frutas de alta qualidade.
O estudo sugere que o potencial da laranja de Taquari pode ser maximizado com a continuação da adoção de práticas de cultivo sustentáveis e uma estratégia de marketing que aproveite a qualidade comprovada do fruto. A preservação das tradições culturais e a modernização das práticas agrícolas são essenciais para o futuro da cultura da laranja na região.