Liderança, proatividade, empreendedorismo e transformação foram temas do encontro entre alunos do Projeto Ello na manhã de ontem, 24, no Clube dos Quinze. Coordenado pela Secretaria de Educação de Lajeado (Sed), o projeto busca o desenvolvimento de jovens estudantes, além de prepará-los para ocuparem posições de liderança no futuro.
Durante o encontro, 300 alunos do 5º ao 9º ano, entre líderes de turma e representantes do grêmio estudantil, se aproximaram de alguns dos objetivos da Organização das Nações Unidas (Onu). Entre eles, temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, energia limpa e acessível, erradicação da pobreza, água potável e saneamento, educação de qualidade, indústria, inovação e infraestrutura, e vida terrestre.
As diferentes temáticas foram apresentadas de forma lúdica, a partir de conceitos já trabalhados em sala de aula. As atividades práticas foram desenvolvidas pela DZ Educação Corporativa, e incluíram jogos de dominó, exercícios de cooperação, além da criação de coletes salva-vidas para situações de emergência.
Aprender e aprimorar
Estudante do 9º ano da Emef Campestre, Camila Zagonel Rodrigues dos Santos é líder de turma e integrante do grêmio estudantil da escola. Além de aprender novas habilidades, ela considera essa uma oportunidade de aprimorar características que já possui, como a comunicação.
“A gente vai melhorando cada vez mais”, garante. De acordo com Camila, a turma dela é unida, e o trabalho em equipe foi outra habilidade aprimorada.
Momento de integração
As coordenadoras do projeto são as orientadoras educacionais da Sed, Denise Feine, Lisete Lermen Friedrich e Odette Maria Spessatto. Elas contam que ideia do projeto iniciou em 2021 e saiu do papel no início de 2022.
“Desde lá, a gente vem atuando em oito escolas do município, trabalhando liderança, cooperativismo e, principalmente, o que é ser líder, todos eles aprenderam o que um bom líder precisa fazer e o que ele não deve fazer”, destaca Lisete.
O projeto é desenvolvido durante todo o ano nas escolas, intercalado com encontros como o de ontem, que servem também como integração entre alunos de diferentes escolas.
Em dois anos, os resultados são positivos, com jovens que buscam ocupar cargos de liderança, além de se tornarem mais proativos nos anos seguintes de estudo. “Nós temos que preparar líderes que vão pensar em tudo. Eles precisam ser preparados para isso, para assumirem qualquer liderança, seja presidente de bairro, de associações, diretor de escola, prefeito ou governador”.
Ao fim do encontro, os estudantes ainda levaram para a sala de aula e comunidade escolar, um desafio, que pode ser feito dentro ou fora da escola.