“O cachorro não guarda rancor”

ABRE ASPAS

“O cachorro não guarda rancor”

Alexandre Gonçalves, 43, nasceu em Bagé e reside em Lajeado há 20 anos . Há dez anos, virou adestrador de cachorros. Desde a infância, manteve ligação especial com os animais, inspirado no avô que era charreteiro e a vida o levou naturalmente, para o caminho dos animais de grande porte. Quando chegou à região, se tornou cuidador de cavalos e depois, adestrador no Centro de Treinamento CTC Cão Solução, no Bairro Conventos, auxiliando na correção de maus hábitos de cães, hábitos, guarda e proteção. Bagé, como é conhecido pelos amigos, destaca que os humanos podem aprender muito sobre liderança e afeto com os animais

“O cachorro não guarda rancor”
Foto: acervo pessoal

Como iniciou sua conexão com os animais?

Desde pequeno, lá em Bagé, eu já convivia com cavalos. Meu avô era charreteiro, então sempre tive contato com eles. Aprendi a cuidar e orientar os animais desde cedo.Há 10 anos trabalho com adestramento de cães. Moro aqui no sítio em Conventos, no Centro de Treinamento. Conheci o Luciano, proprietário do Centro, quando ainda cuidava de uma hospedagem de cavalos . Travamos contato e vim trabalhar pra ele, que me ensinou as técnicas eficientes de adestramento.
Hoje, auxilio em todos os trabalhos. Aqui no centro de treinamento, trabalhamos com todos os tipos de cães. É preciso dar o comando certo para a obediência. Os cães precisam saber quem os lidera.

Como treinar com inteligência cães que tem mau comportamento?

Os animais entendem muita coisa. O segredo para manter a obediência dos animais é saber comandar. E para isso, temos de dar carinho a eles, mas manter a voz firme. Cães precisam saber que você está na liderança, Assim como animais de grande porte. Com liderança e carinho, eles com certeza sabem retribuir a você.

Qual a satisfação de trabalhar com animais?

Eu tenho apego a eles. Um cachorro te respeita e não guarda rancor. Diferente das pessoas, que após uma discussão podem não mais te olhar, o animal, mesmo que você o repreenda ele mantém o apego. Depois de três minutos, ele volta com o mesmo carinho para você. É algo natural deles. O instinto deles é seguir o carinho e a atenção que recebem. Onde recebem amor, é onde eles ficam.

Quantos cães você cuida aqui?

Hoje temos mais de vinte cães, desde pitbulls até os menores, como salsichas. Cuidamos de todos, independente do tamanho ou raça.

O que você aprendeu trabalhando com os cachorros?

Aprendi muita coisa, principalmente sobre amor e afeto. Os animais não devem ser tratados apenas como bichos. Eles precisam de respeito, consideração e, claro, carinho. Toda a atenção que você dá para eles, eles retribuem de volta.

Como os animais devem ser tratados, na sua opinião?

Com respeito, consideração e carinho. Essa atenção é essencial para que eles se sintam bem e sejam obedientes.

Acompanhe
nossas
redes sociais