Lajeado, Encantado e Taquari recebem sinal 5G

CONECTIVIDADE

Lajeado, Encantado e Taquari recebem sinal 5G

Serviço é oferecido pelas operadoras Vivo e Unifique. Disponibilidade é restrita ao centro das cidades

Lajeado, Encantado e Taquari recebem sinal 5G
Foto: Felipe Neitzke
Vale do Taquari

Operadoras de telefonia móvel antecipam compromisso de implantação do sinal de quinta geração. Pelo menos três cidades do Vale estão com cobertura ativa que permite o tráfego de dados em velocidade que se aproxima de 1 giga. Pelo edital do leilão da Anatel, a instalação deve atingir percentual mínimo de disponibilidade até o fim de 2026.

A oferta do serviço na região, até o momento, é por meio de duas operadoras a Vivo e a Unifique (vencedora do leilão na região Sul). Em Lajeado, a empresa do grupo Telefônica implantou cinco torres de transmissão do 5G, todas na área central com alcance médio de 3km de cada Estação Rádio Base (ERB). As estruturas ficam nos bairros Centro, Americano, Floresta, Moinhos e Montanha.

Torres com tencnologia 5G em Lajeado

Já em Taquari e Encantado (em fase de testes), uma torre em cada cidade com alcance na parte central. Nesse caso, o sinal é oferecido pela operadora Unifique, que possui o compromisso de levar o sinal às demais cidades da região até o fim de 2029. A empresa que já atuava no segmento de fibra óptica é estreante na área móvel. Além do sinal 5G, também opera com 4G em cobertura nacional por meio de parceria com outras operadoras.

“O 5G da Unifique será a melhor opção de conectividade para celular e dispositivos móveis, com uma rede nova, moderna e com planos bastante competitivos, o que certamente aumentará a produtividade de várias empresas locais e trará inovações para diversas áreas”, pontua Fabiano Busnardo, um dos fundadores da Unifique.

 

Parabólica digital

Com o avanço do 5G pelo país, o sinal de televisão pelas tradicionais parabólicas teladas é desativado. Em compensação, um novo sistema de banda KU leva a programação gratuita à população. Essa mudança ocorre para evitar interferências entre dispositivos.

Famílias de menor renda podem fazer o agendamento para receber o kit digital. Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena tradicional instalada e funcionando em casa. Os interessados devem acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Segundo a Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku), cerca de 95 mil famílias devem ser beneficiadas ao final do processo nos 497 municípios gaúchos.

Além disso, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, salienta que “a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, além de uma programação regional, tudo de forma gratuita, como sempre foi”. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, destaca ele.

Acompanhe
nossas
redes sociais