Promotor de Justiça avalia como positivo processo eleitoral

Comarca de Lajeado

Promotor de Justiça avalia como positivo processo eleitoral

Ao todo, 81 seções eleitorais tiveram endereços alterados no Vale do Taquari

Promotor de Justiça avalia como positivo processo eleitoral
Promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fioriolli (Foto: Paulo Cardoso).
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Em um cenário marcado por desafios significativos, o promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fioriolli destaca a importância da conscientização dos eleitores para as próximas eleições. Entre os principais obstáculos estão as alterações nos locais de votação, resultado das enchentes recentes que afetaram a região.

Fioriolli ressalta que a mudança de endereço das seções eleitorais é fundamental para evitar transtornos no dia da votação. No Colégio Castelo Branco, por exemplo, dez seções foram realocadas para o prédio 3 da Univates, afetando mais de mil eleitores. Ao todo, 81 seções eleitorais tiveram endereços alterados. Faixas indicativas estão sendo instaladas próximas aos antigos locais de votação para auxiliar os eleitores.

O promotor também faz um apelo para que aqueles que mudaram de residência compareçam às seções eleitorais corretas, uma vez que não justificar a ausência pode resultar em uma multa de aproximadamente R$ 4. “É fundamental que o eleitor se apresente como ativo e consciente, especialmente em um momento em que a disjunção entre o desejo popular e a atuação dos gestores é evidente”, afirma.

Fioriolli destaca a relevância de um engajamento ativo nas eleições, referindo-se à necessidade de uma postura ética e moral por parte dos candidatos. “Precisamos cobrar daqueles que elegemos uma conduta que vá além da legalidade. É necessário um exemplo de responsabilidade e compromisso.”

Além das dificuldades práticas, o promotor aborda a questão das redes sociais como um espaço de desinformação e acusações. Ele menciona que o sistema de Justiça enfrenta desafios para responder rapidamente a irregularidades, destacando a velocidade com que informações são disseminadas. “O direito frequentemente age após o fato, e estamos sempre correndo atrás das situações de ilegalidade.”

No que diz respeito à situação eleitoral na região do Vale do Taquari, Fioriolli informa que há três impugnações de candidaturas em tramitação nos tribunais e que o Ministério Público já recebeu quase dois mil processos relacionados a denúncias eleitorais.

Apesar das dificuldades, ele acredita que o processo eleitoral em Lajeado segue de forma positiva. “Queremos que assim permaneça até o dia da eleição”, conclui Fioriolli, ressaltando a importância da participação consciente da população.

Municípios jurisdicionados:

  • Lajeado – sede da comarca;
  • Canudos do Vale;
  • Cruzeiro do Sul;
  • Forquetinha;
  • Marques de Souza;
  • Progresso;
  • Santa Clara do Sul;
  • Sério.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais