Parte dos usuários do X (antigo Twitter) informou que o acesso à plataforma foi restabelecido nesta quarta-feira, 13. Em teste da equipe A Hora, foi possível entrar na rede social apenas via aplicativo. O assunto mais comentado no momento é “O TWITTER VOLTOU”.
O serviço está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, que prevê uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, incluiu a proibição do uso de redes privadas, como VPNs, para contornar o bloqueio. O retorno parcial ainda não foi oficialmente confirmado pelas autoridades ou pela empresa responsável pelo X.
Na semana passada, Moraes liberou as contas bancárias e os ativos financeiros do X e da Starlink Brasil, depois de bloquear um total de R$ 18,3 milhões das empresas. A quantia corresponde a multas que foram pagas pela plataforma à Justiça.
Apesar da decisão, o X seguia suspenso no Brasil. Isso porque, para ser desbloqueada, além do pagamento das multas, a rede social deveria cumprir outras decisões judiciais. Uma delas é a remoção de perfis que divulgavam mensagens criminosas e ataques à democracia. A empresa também precisa indicar um representante legal no Brasil, como manda a legislação local.