Primavera no Museu

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Primavera no Museu

O Museu de Ciências Univates participará de mais uma edição do evento Primavera dos Museus. Este ano, está programada uma  oficina gratuita aberta à comunidade. A atividade “Construindo Mandalas com elementos da natureza” acontecerá no dia 24 de  setembro, às 9h e às 15h. O objetivo da oficina é proporcionar um momento de conexão com a natureza para os participantes. E segue  tema geral dos eventos “Museus, Acessibilidade e Inclusão”.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail mcn@univates.br. A oficina será realizada no Museu, no subsolo do Prédio 8, no  campus da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Cultura

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, sempre em setembro, pretende lançar luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas  condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

 

Educação ambiental

O 15º Seminário Ambiental, do programa Viva o Taquari-Antas Vivo, e a 14ª Jornada Técnica Ambiental estão em fase de preparação. Já estão definidas as Oficinas Itinerantes em Educação Ambiental, destinadas a escolas públicas e privadas. De 14 a 30 de outubro, voluntários irão nas escolas para levar conhecimento acerta do meio ambiente.

 

Chipados e adotados

Cinco animais foram adotados e 21 chipados durante a ação do Departamento de Meio Ambiente, por meio da Sala Verde, em Estrela, no sábado. O microchip contém informações essenciais, facilitando a localização dos pets em caso de perda, além de auxiliar em  campanhas de controle de zoonoses e vigilância sanitária.

Quem adotou recebeu orientações gerais sobre cuidados com os cães e gatos, desde a alimentação até a importância da vacinação e da castração. Os serviços foram prestados de forma gratuita.

Animais silvestres

Dado o primeiro passo para criação do Centro de Recepção e Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, em Gramado. O protocolo de intenções foi assinado na sexta-feira entre a Administração de Gramado e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

“A iniciativa será inédita no Rio Grande do Sul e a intenção é que o Estado firme outras parcerias como essa para o recebimento de animais silvestres que precisam de tratamento,” destacou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

Recursos

O Estado vai repassar recursos para custear a contratação de pessoal e de insumos, como alimentação e medicamentos. Em  contrapartida, o município entrará com a estrutura, no Parque Natural Pinheiros, que passará por reformas. A meta iniciar o recebimento de animais antes do fim deste ano.

Serviços

O novo centro irá receber, identificar, avaliar, marcar, triar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes de resgates ou
de fiscalizações realizadas pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), com foco na região da Serra.

Acompanhe
nossas
redes sociais