Daer projeta mudança até o fim do ano. Antigo espaço divide opiniões

LAJEADO

Daer projeta mudança até o fim do ano. Antigo espaço divide opiniões

Superintendência regional vai deixar imóvel construído na década de 1940 devido à permuta entre município e Estado. Veja o que os candidatos a prefeito da cidade pretendem fazer com o local

Daer projeta mudança até o fim do ano. Antigo espaço divide opiniões
Imóvel está avaliado em cerca de R$ 18 milhões, conforme município. (Foto: ARQUIVO A HORA)
Lajeado
oktober-2024

Até o fim deste ano, a Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve mudar de endereço no município. A obra da nova sede, executada no bairro Campestre, já está pronta. Restam ainda trâmites internos da autarquia para que a ida ao novo espaço seja efetivada.

Em nota encaminhada à reportagem nessa sexta-feira, 13, a assessoria de imprensa da autarquia detalha os próximos passos para que ocorra a mudança. O imóvel, que fica localizado às margens da ERS-130, no acesso ao bairro, está em uma área conhecida como “mato do Daer”.

“O Daer informa que nomeou uma comissão de engenheiros que vai avaliar a obra contratada pela prefeitura de Lajeado, para fazer o termo de recebimento. E, ainda este ano, deverá ser realizada a mudança para a nova sede do Daer na região, construída pelo município nesse processo de permuta”, destaca a autarquia, na nota.

O novo imóvel é uma contrapartida do município em virtude da incorporação da valiosa área no Centro da cidade. A permuta com o Estado também envolveu a construção da trincheira e ampliação da ERS-130, entre a Carlos Spohr Filho e a rótula de acesso à Rodoviária, obra finalizada apenas este ano.

Avaliação

A atualização mais recente da área do Daer, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda, é de que o imóvel está avaliado em cerca de R$ 18 milhões. Desde que a permuta fora costurada e autorizada, no segundo semestre de 2021, o destino final da histórica sede da autarquia permanece incerto.

No ano passado, o prefeito Marcelo Caumo anunciou, como uma das primeiras medidas, a intenção de alargar a Travessa Schmidt – que passa ao lado do imóvel – para facilitar o trânsito de ônibus que vem da João Abott e ingressam na avenida Benjamin Constant.

Posteriormente, o objetivo da atual administração era de fazer a venda da área. A intenção, no entanto, não era receber o pagamento em valores, mas sim por meio da execução de obras públicas.

A reportagem questionou os três candidatos a prefeito sobre quais seus planos para a destinação da área do Daer:

ENTENDA

Construído em setembro de 1943, o imóvel do Daer chegou a abrigar, de forma simultânea, 375 servidores na década de 1970. Nas décadas seguintes, o número reduziu significativamente. Hoje, a superintendência abrange cerca de 30 profissionais que atendem 47 cidades e mais de 600 quilômetros de rodovias.

Acompanhe
nossas
redes sociais