ALE crava o nome entre as grandes equipes do estado

Futebol de base

ALE crava o nome entre as grandes equipes do estado

Equipe de Lajeado disputa neste sábado contra o Grêmio a partida de ida da final do Gauchão Sub-15

ALE crava o nome entre as grandes equipes do estado
Foto: Raica Franz Weiss
oktober-2024

Em meio aos gigantes, a Associação Lajeado de Esportes – ALE crava o seu nome entre os principais clubes de base do Rio Grande do Sul. Atual campeã da Série A2 na categoria Sub-17, o time do Vale do Taquari dá um passo ainda mais importante e neste sábado disputa a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho Sub-15. Contra o Grêmio, não se intimida e quer ser campeão. O jogo iniciou às 11h, no campo do Estudiantes, em Conventos.

Em uma campanha de regularidade, a ALE chega na final após eliminar o Juventude nos pênaltis. Antes disso, passou pelo Progresso, de Pelotas, nas quartas de final, e avançou na terceira colocação do Grupo A na primeira fase.

Adversário temido, o Grêmio divide com o Internacional o protagonismo de todas as divisões de base no estado, mas não é imbatível. Como diz o técnico Euller Borges. “Nós já encaramos eles em outras oportunidades, então já não é mais uma novidade. A gente sabe da dificuldade que é encarar o clube por todo o seu tamanho, por ter atletas muito fortes, mas a gente também tem um grupo forte, um grupo competitivo que está bem preparado. Temos como vencer e ir para a partida decisiva em vantagem.”

Borges lembra que as duas equipes já se enfrentaram duas vezes no ano, um jogo vencido pelo Grêmio por 3 a 0 na primeira fase, mas que credita o resultado ao nervosismo da equipe ainda em início de competição. E um empate em 0 a 0 por outra competição.

A semana que precedeu o confronto foi proveitosa, afirma o técnico. “Os meninos tiveram bastante concentração, procuraram nos ouvir bastante, focamos em deixá-los tranquilos e confiantes para fazer um bom jogo”, destaca.

Título pode abrir portas

Ainda muito jovem, Pietro Klaus é o capitão da equipe e sabe o que representaria o título de campeão gaúcho. Mais do que isso, se sente honrado em vestir a braçadeira num momento tão importante. “É uma honra imensa, estamos fazendo história e monstrando que, com trabalho duro, podemos competir de igual para igual com qualquer equipe do estado.”

Feliz na ALE, sabe que um bom resultado na final pode também encaminhar o início de uma trajetória de ascensão no futebol. “Este campeonato significa muito, não só para mim, mas para todos que acreditaram neste projeto. O título seria a consagração de todo o trabalho e, para minha carreira, seria uma conquista inesquecível e que pode me abrir novas portas.”

Herói da classificação

Para chegar até a final, a ALE precisou eliminar o Juventude na fase anterior. Depois de vencer em Lajeado por 1 a 0, foi superada pelo mesmo placar em Caxias do Sul. Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Vinícius Blasi, com duas defesas na disputa de pênaltis. “Foi um momento muito bom, não sei descrever esta felicidade. Eu me sinto muito a vontade no pênalti, pois treino muito para isso, na disputa apenas desfruto de todo meu trabalho”, diz.

Em evidência após brilhar na semifinal, não quer parar por aí e acredita que pode fazer a diferença também na decisão. “Este jogo representa muito para mim e para minha carreira, podendo abrir as portas para um time maior. Vou dar o meu melhor e espero ajudar muito meu time.”

Entrada gratuita e ações para a torcida

A partida de ida ocorre no campo do Estudiantes, em Conventos, às 11h. Com entrada gratuita, a direção da ALE pretende promover ações recreativas para o público presente e também haverá distribuição de doces da Docile.
O jogo da volta ocorre CT Hélio Dourado, em Porto Alegre, no sábado, 21, também às 11h.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais