Dois dos monumentos mais importantes da história de Lajeado foram restaurados e retornaram à Praça Marechal Floriano, também conhecida como Praça da Matriz. Em um ato simbólico, realizado na manhã desta sexta-feira, 13, as estruturas foram apresentadas à comunidade.
“A gente tem que olhar para o futuro, mas não pode virar as costas para a nossa história. Então, é um papel importante preservarmos o patrimônio histórico cultural”, explica a coordenadora de Cultura, Talita Fracalossi. “Queremos que a comunidade enxergue e veja esses monumentos e a sua importância. E que, com isso, nos ajudem a preservá-los”.
Os monumentos restaurados na praça são o obelisco em homenagem ao Centenário da Revolução Farroupilha – feito de granito – e a escultura do Centenário da Independência do Brasil – em pedra de arenito.
Responsável pelos restauros, o escultor e artista Marcos Datsch conta que foi gratificante fazer parte deste movimento em prol da cultura lajeadense. “Eu trabalho há muitos anos com a pedra de areia, comecei minhas esculturas com ela. E sempre admirei os monumentos, desde criança. Então, foi uma honra fazê-los”, conta.
Datsch também é o responsável pela recuperação do Monumento aos Imigrantes, criado por ele, e que será instalado no Parque do Imigrante.
As esculturas
Centenário da Revolução Farroupilha
O monumento estava na Praça Silveira Martins, conhecida como Praça do Chafariz. Em 1953, o prefeito da época, Bruno Born, mandou derrubá-lo, restando apenas a placa de bronze. Após, um novo monumento foi erguido em frente à Igreja Matriz. A estrutura tem 2,30 metros de altura. Na antiga placa, estavam as armas do Estado do RS com os dizeres: “Homenagem da prefeitura e do povo de Lageado aos Heróes Farroupilhas”.
Centenário da Independência do Brasil
Monumento criado por um antigo pedreiro chamado Nicolau Heck. O Centenário da Independência do Brasil foi celebrado durante uma semana, com desfile das escolas. À noite, foi organizado um grande baile no Pavilhão de Mathias Rockenbach.