“Quero finalizar o trabalho de reconstrução em Muçum”

ELEIÇÕES 2024

“Quero finalizar o trabalho de reconstrução em Muçum”

Candidato Mateus Trojan - MDB participou de sabatina nesta sexta-feira, 13

“Quero finalizar o trabalho de reconstrução em Muçum”
Mateus Trojan, candidato à reeleição de Muçum (Foto: Brayan Bicca).
Muçum
CCR-aviso-ponte

O candidato à prefeitura de Muçum, Mateus Trojan – MDB, participou da sabatina desta sexta-feira, 13. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. Trojan apresentou propostas para reconstrução da cidade, incentivos a novos empreendimentos, setor habitacional e turismo.

ENTREVISTA

Mateus Trojan, candidato à reeleição de Muçum

O que leva a te candidatar à releição como prefeito de Muçum em um momento tão desafiador?

É necessário citar o trabalho que começamos a desenvolver na nossa primeira gestão. Lembro que iniciamos em meio a uma crise muito complicada, devido à pandemia de Covid-19. Tínhamos uma situação local muito grave em questão financeira, saldo de quase R$ 10 milhões de precatório que deveriam ser pagos em curto período. No primeiro ano, tínhamos uma dividida de R$ 2 milhões para ser quitada e desafio muito grande para fazer uma reorganização administrativa e financeira.

Conseguimos profissionalizar a gestão, otimizar o uso dos recursos e tornar a administração pública mais eficiente através da conquista de recursos externos e bom uso de recursos próprios, avanço em obras e melhorias no serviço profissional em diversos setores, principalmente, na saúde e educação, atendimento do setor primário e, sucessivamente, as outras áreas também. Obvio, todo cenário foi modificado dentro da sucessão de crises que começaram a vivenciar a partir do granizo em agosto de 2023, posteriormente, as três maiores enchentes da nossa história, sendo duas delas devastadoras atingindo mais 80% da área urbana.

Embora tenhamos uma mudança na perspectiva e visão, a nossa proposição a releição tem a visão, não na questão de melhor ou pior, mas sim da gente conseguir finalizar esse trabalho de reconstrução que já está em andamento, onde temos uma proposta clara e transparente com a população construída muitas vezes com as pessoas que serão na fase final as beneficiadas, especialmente pelos programas habitacionais. Dessa forma, a gente imagina que entregaremos a médio e longo prazo uma cidade tão ou até melhor do que a gente tinha no momento que entramos nessas crises.

Entregar uma cidade igual ou melhor, de que forma?

Algumas ações já estávamos fazendo antes da crises, destaco a criação da lei dos novos loteamentos que ajudou a atrair investimentos, como o loteamento particular que começou a ser trabalhado nas últimas semanas, que vai ter em torno de 190 lotes e vai permitir esse desenvolvimento do município e expansão urbanística em áreas que não oferecem riscos de inundação e deslizamentos. Mas também, os trabalhos que estamos fazendo na questão de desapropriações de áreas e de todo esse novo planejamento urbanístico do município que trabalha muito com essa questão de expansão.

Estamos paralelamente trabalhando em parceria com o Estado e Univates num convênio para entregar um novo plano de contingência, novo plano diretor do município, além de fazer uma identificação clara de áreas de risco e de atuação onde a gente precisa realocar as famílias, gradativamente vai fazer com que a cidade de desenvolva de forma mais segura e com infraestrutura adequada. Estamos sendo muito criteriosos no cuidado com o alargamento das ruas, dos acessos às propriedades, dos passeios públicos, que a infraestrutura seja adequada a esses novos bairros e que a gente não tenha problemas futuros por esses projetos em execução no momento.

Destaco ainda todo trabalho feito na captação de investimentos, especialmente no setor primário, temos investimentos milionários acontecendo, alguns sendo entregues agora, também graças a capacidade financeira do município em aportar incentivos a esses empreendimentos e na própria questão do turismo. Cito o Rosário da Proteção que foi algo consolidado através da nossa articulação e liderança e da confiança que os investidores passaram a ter em ver que Muçum tem um plano, tem uma planejamento tanto turístico quanto estrutural para o presente e futuro do município.

As demais propostas do candidato podem ser acompanhadas na íntegra, na transmissão do programa Frente e Verso

Agenda de entrevistas – Frente e Verso

Arroio do Meio

  • 16/09 – 8h30min – Danilo Bruxel – PP
  • 17/09 – 8h30min – Paulo Grassi – PT
  • 18/09 – 8h30min – Andre Vianini – PL
  • 19/09 – 8h30min – Sidnei Eckert – MDB

Estrela

  • 16/09 – 9h30min – Elmar Schneider – MDB
  • 17/09 – 9h30min – Renato Horn – Bonitinho – PSB
  • 18/09 – 9h30min – Jair Wermann – NOVO
  • 19/09 – 9h30min – Carine Schwingel – União
  • 20/09 – 9h30min – João Braun – PP

Acompanhe
nossas
redes sociais