Imigrantes e descendentes participaram na fundação de clubes de futebol

OPNIÃO | Waldemar Richter

Imigrantes e descendentes participaram na fundação de clubes de futebol

Nas primeiras décadas do século XX, futebol, tênis, Rugby e outros esportes ingleses eram considerados esportes das classes sociais mais elevadas

Imigrantes e descendentes participaram na fundação de clubes de futebol
oktober-2024

O extinto Sport Club Germânia de São Paulo, fundado em 1899, foi o segundo clube de futebol do Brasil. Nas primeiras décadas do século XX, futebol, tênis, Rugby e outros esportes ingleses eram considerados esportes das classes sociais mais elevadas. Um dos jogadores daquele clube fundado por pessoas de origem teuta foi um afro descendente de alemão, de nome Arthur Friedenreich (mais conhecido como “Frideracho”) nascido em 1892 como filho de um engenheiro alemão e de mãe afro-brasileira.

Este atleta que, em 1915, passou a integrar a recém-formada seleção brasileira, é hoje considerado pela FIFA como o maior goleador do século XX com seus 1.329 gols oficialmente reconhecidos por aquela confederação mundial. Fez mais gols do que o Pelé.

No ano de 1919, o Brasil conquistou, pela primeira vez, o campeonato sul-americano, sendo que o gol da vitória final contra o Uruguai foi marcado por Friedenreich que se tornou o grande ídolo do futebol brasileiro. Em 1922 ele foi campeão sul-americano pela segunda vez com a seleção brasileira e em 1925 o “Fried”, como também era chamado, foi coroado em Paris como “Roi du Football”, após consagradora vitória por 7 a 2 de nossa seleção sobre a da França.

O início do futebol no Rio Grande do Sul

Como ainda não havia avião nem televisão, todas as novidades do exterior vinham por via marítima. Por tal motivo o futebol ingressou no Sul pela cidade portuária de Rio Grande por volta do ano de 1900 através de marinheiros ingleses. Segundo o saudoso jornalista David Coimbra, dentro das comemorações da Semana da Pátria de 1903, o E. C. Rio Grande foi convidado a vir a Porto Alegre para fazer uma demonstração da nova modalidade esportiva.

Para tanto foi organizado um confronto entre 22 jogadores daquele clube pioneiro do Rio Grande do Sul no “campo da várzea” (hoje parque da Redenção). Centenas de curiosos viram esse primeiro jogo até que a preciosa bola furou ao cair em uma árvore cheia de espinhos e o jogo acabou! Mas já no dia 15 de setembro daquele mesmo ano de 1903, foram fundados, simultaneamente, dois clubes de futebol em Porto Alegre porque para a prática desse esporte são necessárias duas equipes: O “Fussball” (preto e branco) e o “Grêmio Football P.A.” (bege-preto-branco).

O primeiro foi fundado exclusivamente por alemães e o segundo, apesar de que a maioria de seus primeiros sócios também eram teutos, também contava com fundadores de outras etnias.
Isso se deve ao fato de que, no início do século passado, 20% dos 70 mil habitantes de Porto Alegre eram alemães ou descendentes de alemães que, segundo o historiador Sérgio da Costa Franco, representavam a elite empresarial e cultural da capital gaúcha. E a vocação associativa dessa gente “contaminou” toda a população, tanto é que, eles fundaram muitos outros clubes e associações desportivas, recreativas, escolares e beneficentes que existem ainda hoje com denominações “nacionalizadas”

Colaboração: professor Wolfgang Collishong

Acompanhe
nossas
redes sociais