A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) apresentou na tarde de hoje detalhes do projeto que envolvem a construção da nova ponte sobre a ERS-130 entre Arroio do Meio e Lajeado sobre o Rio Forqueta. Números e o cronograma da obra foram apresentados no parque fabril montado a 500 metros da rodovia.
A construção das 24 vigas de concreto e dos seis vãos que compõem as peças pré-moldadas iniciou na terça-feira com a montagem das armações metálicas e formas para concretagem. A obra efetiva iniciou logo após o término do parque fabril, que ocupa uma área de 500 metros no lado de Lajeado.
O projeto está definido. A nova estrutura terá sete pilares, 172 metros de extensão – 22 metros maior – e 5,10 metros acima da cota antiga, além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, e a conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro de 2024.
A obra está sendo financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.
Conforme o presidente Luiz Fernando Vanacor, após a queda da ponte, a EGR mobilizou com agilidade as equipes para a construção da ponte, as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, iniciaram a montagem do parque fabril e a contratação de empresas para dar o suporte necessário à construção da ponte.
Segundo ele, todos os processos foram concluídos no dia 14 de agosto, e algumas mudanças foram feitas. Uma delas é o número de pilares; decidiu-se que serão sete pilares, quatro em terra firme e outros três no centro do Rio Forqueta. Já os vãos serão concretados no local, erguidos em duas plataformas já prontas na rodovia com fundo nivelado; outra será montada as lajes que servirão para a pista de rodagem.
Aterro e acessos
Sobre os acessos, Vanacor afirma que o levantamento e o projeto já foram elaborados. A EGR prepara uma nova licitação e irá contratar uma nova empresa para executar o aterro de acesso até a ponte.
Os acessos terão uma extensão de 170 metros com declividade até as cabeceiras da ponte. O trabalho vai iniciar tão logo a ponte esteja concluída. “Já poderíamos iniciar, porém há a necessidade de apropriação ainda de ferramentas e máquinas. Teríamos uma obra atrapalhando a outra. Ou seja, definida a ponte, iniciaremos o aterro. Já temos a cota definida e todo o projeto pronto.”
A previsão é de iniciar a execução dos aterros e acessos pelo lado de Arroio do Meio, com a colocação de preenchimento com pedras. A intenção é de iniciar este trabalho entre os dias 15 e 20 de outubro.
Atraso e punições
Sobre a possibilidade de atraso na obra, Vanacor afirma que a EGR vai avaliar os eventuais atrasos, pois tivemos um período de chuva. “Mas tivemos alguns percalços quanto à execução da sondagem que poderia ter sido mais rápida. O contrato foi firmado na condição emergencial. Se os tempos não forem justificados, a empresa será notificada e responsabilizada.”