Morreu nesta quinta-feira, 12, o empresário Nelson Gemelli, aos 88 anos. Ele foi um dos fundadores da Gemelli Sorvetes. O velório ocorre a partir das 9h, na Sala “B” do Memorial Jardim da Montanha, em Lajeado. Sepultamento, em horário a ser determinado, no Cemitério Católico do bairro Florestal.
A Gemelli Sorvetes foi inaugurada em 1970, em Santo Ângelo, mas desde 1972 está em Lajeado. A operação local se tornou a sede da companhia. Criada pelos irmãos Nelson, Egídio e David Gemelli, a empresa foi fruto de um processo de construção de autonomia da família por meio da instrução.
Isso porque dois fatores foram essenciais para formulação. O primeiro foi a experiência de Nelson, que se mudou para Lajeado em meados dos anos 1960 para fazer um curso de marcenaria no antigo colégio São José, hoje Castelinho, com o objetivo de se tornar um professor de técnicas industriais.
Na cidade, acontece o segundo ponto. Havia uma fábrica local de máquinas para produção de sorvete, que vendeu equipamentos para uma empresa de Santo Ângelo. Porém, a operação funcionou durante apenas um verão. Nelson, o professor local, soube disso e compartilhou com os irmãos a informação. Desta forma, o trio reuniu os valores possíveis, comprou o maquinário e apresentou ao público a Gemelli Sorvetes.
Inicialmente, era apenas um funcionário. No ano seguinte, toda a família. Na época, o consumo de sorvete, por ser uma produção artesanal, era mais restrito. Isso obrigava a Gemelli a investir em outras áreas durante o inverno, como produção de rapaduras, sonhos, pastel e cocada.
No início dos anos 1990, a empresa conseguiu, enfim, se dedicar exclusivamente à produção de sorvetes. A empresa se tornou uma das mais tradicionais de Lajeado, com fábrica, showroom e presença em diversas regiões do estado.